Um avião da companhia aérea Noar Linhas Aéreas caiu na zona sul do Recife na manhã desta quarta-feira quando fazia a rota da capital pernambucana para Mossoró (RN), com escala em Natal, matando todas as 16 pessoas a bordo, informaram a empresa e a Aeronáutica.
A aeronave decolou do Aeroporto Internacional do Recife às 6h51 desta quarta-feira com 14 passageiros e dois tripulantes a bordo.
O avião caiu às 6h55 num terreno baldio entre os bairros de Piedade e Boa Viagem e estava em chamas quando os bombeiros chegaram ao local. Todos os 16 corpos estavam carbonizados e nove viaturas do Corpo de Bombeiros atenderam a ocorrência.
Imagens da televisão mostraram o avião, um bimotor LET 410 com prefixo PR-NOB, completamente destruído.
"Nesse primeiro momento, a prioridade da companhia aérea é prestar todo o atendimento necessário aos familiares das vítimas. É isso o que está sendo feito com disponibilidade de transporte, hospedagem e acompanhamento de equipe multidisciplinar", disse a companhia aérea em nota oficial.
A empresa afirmou que "as habilitações técnicas e os certificados de capacitação física dos pilotos estavam regulares", e a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), confirmou que a aeronave havia passado por um processo de manutenção recente e que estava regularizada.
De acordo com a Força Aérea Brasileira, menos de um minuto após decolar, o piloto informou à torre de controle que o avião apresentava um problema e que tentaria pousar na cabeceira 36 da pista, no sentido contrário ao da decolagem.
Dois minutos depois, às 6h53, o piloto disse que não conseguiria chegar à pista e que tentaria realizar um pouso de emergência na praia de Boa Viagem. O sinal da aeronave desapareceu do radar da torre às 6h54, e o acidente foi registrado às 6h55 pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a Anac, a Noar é uma empresa de pequeno porte e tinha apenas dois aviões, do mesmo modelo. A Noar realiza 278 voos semanais, focados no Nordeste, segundo o site da empresa.
Todos os voos da companhia aérea programados para esta quarta-feira foram suspensos e os passageiros com viagens marcadas para este dia seriam remanejados para outras companhias aéreas, disse a Noar.
De acordo com a Infraero, estatal que opera os aeroportos do país, o avião fazia o voo 4896 quando se acidentou.
O Comando da Aeronáutica, a Anac e a autoridade policial estão conduzindo as investigações pertinentes sobre o acidente, disse a empresa.
Segundo a Aeronáutica, "o Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa 2) iniciou, imediatamente, as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente, a fim de prevenir futuras ocorrências."
O L-410, também conhecido como LET, é um bimotor turboélice com capacidade para até 19 passageiros. É geralmente usado para o transporte em pequenas e médias distâncias.
Artigo Anterior