O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA/RN) liberou as obras da prefeitura de Pendências para a construção de três barramentos/passagens molhadas ao longo do rio Piranhas/Açu que vão impedir a entrada de água do mar no manancial. Além de observar a questão técnica, o IDEMA também levou em consideração a autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) para a realização da obra no rio federal. Cerca de 50 mil pessoas serão beneficiadas com as obras.
Intervenções em rios federais só podem ser feitas com autorização da ANA. Para conseguir a autorização da Agência, o secretário adjunto de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Jader Torres, esteve reunido com o diretor da área de regulação da Agência, João Gilberto Lotufo Conejo e o diretor de Gestão da ANA, Paulo Lopes Varella. Na oportunidade, foi explicada a importância da obra para a região. Sem os barramentos, a entrada de água do mar prejudica o abastecimento da população das cidades de Pendências, Macau e Guamaré e da comunidade rural de Porto Carão.
De acordo com a coordenadora de gestão de recursos hídricos da SEMARH, Joana D'arc Medeiros, os barramentos são necessários para estabelecer uma fronteira bem definida entre as águas salobras e as águas doces, permitindo estabelecer a área efetivamente perenizada pela barragem Armando Ribeiro Gonçalves e as áreas que continuarão sob o efeito de marés. Além da população, aquela região possui diversas atividades econômicas que também seriam prejudicadas caso a obra não seja feita. Os projetos da prefeitura de Pendências para realização das obras foram apresentados e a ANA solicitou ajustes para conceder à autorização. Após os ajustes e com a anuência da Agência, o IDEMA avaliou os projetos e liberou a obra.
0 Comentários:
Postar um comentário