Reuniu-se na manhã de ontem, 30/06, o prefeito de Assú, Ivan Lopes Júnior, com equipe da secretaria de Educação tendo por pauta o melhoramento da merenda escolar da rede municipal.
Representando a secretaria compareceram a titular, Sandra Regina Meireles Holanda Alves; a nutricionista, Diana Costa Mendonça Azevedo; e os Srs. Roberto Bandeira e Jeová Batista Fagundes, ambos da Vigilância Sanitária.
Dentre os assuntos tratados destacaram-se a qualidade, a higiene e as boas praticas alimentar. A preocupação do gestor foca nos registros do Ministério da Saúde que apontam que a maior parte das doenças transmitidas por alimentos, às chamadas DTAs, ocorre nas residências e está relacionada ao incorreto manuseio e conservação dos alimentos.
Segundo Ivan Júnior, outro fator preocupante e que vem merecendo os cuidados necessários está diretamente ligado aos fornecedores (em geral) e ao manuseio (acomodação e preparo), rede municipal, dos alimentos e a merenda propriamente dita.
"É recomendação nossa que equipe formada por nutricionistas, técnicos em vigilância sanitária e diretores, visite as escolas constantemente, tanto as da zona rural quanto as da zona urbana, inclusive os fornecedores da Agricultura Familiar, levando informações e sugestões que possam melhorar e aprimorar os profissionais responsáveis direta e indiretamente pela merenda que chega aos nossos alunos", afirmou Ivan Júnior.
"Segundo o conceito do Ministério da Saúde, as Doenças Transmitidas por Alimentos, mais comumente conhecidas como DTAs, são causadas pela ingestão de alimentos ou bebidas contaminados. Existem mais de 250 tipos de DTAs e a maioria são infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. Outras doenças são envenenamentos causados por toxinas naturais (ex. cogumelos venenosos, toxinas de algas e peixes) ou por produtos químicos prejudiciais que contaminaram o alimento (ex. chumbo, agrotóxicos)".
Assessoria de Imprensa da PMA
0 Comentários:
Postar um comentário