domingo, 28 de agosto de 2011

Fábio Faria fala sobre 2012, 2014 e sua possivel pré-candidatura a prefeito de Natal

O deputado federal Fábio Faria (PSD) é comedido ao falar sobre pré-candidatura a prefeito de Natal, mas traz um discurso contundente de crítica a gestão da prefeita Micarla de Sousa e de defesa para base da governadora Rosalba Ciarlini lançar candidatura única ao pleito da capital potiguar no próximo ano. Para o parlamentar é "perigoso" lançar candidaturas isoladas no primeiro turno apostando em uma união no segundo turno. Fábio Faria evita se colocar como pré-candidato, mas afirma que todos os políticos estão preocupados com Natal que vive, segundo ele, momentos de apreensão.

Fábio Faria, deputado federal"Acho que Natal vive um momento muito difícil em relação a política, com muita dificuldade na Prefeitura. Toda classe política está preocupada com Natal. O que existe é uma apreensão tanto da classe política como da população", comenta. Para o deputado, o erro da prefeita Micarla de Sousa, a qual ele apoiou em 2008, foi "querer adAministrar sozinha". Críticas também não faltam ao senador José Agripino Maia (DEM). Para o deputado Fábio Faria a postura do DEM de tentar barrar o registro do Partido Social Democrático no Rio Grande do Norte foi um exagero. O parlamentar credita ao grupo do vice-governador Robinson Faria o empenho para reeleger o senador em 2010.   "Eu tenho certeza que se o senador José Agripino fosse candidato em 2012 ou 2014 a relação estaria muito melhor", observa.

Embora afirmando que não está cobrando nada do senador José Agripino, Fábio Faria afirma que o grupo político de Robinson Faria foi "muito importante" para o líder do DEM.

Fábio Faria confirma que a governadora Rosalba Ciarlini será candidata a reeleição em 2014 e o vice-governador Robinson Faria também. No entanto, logo em seguida, critica os políticos que estão pensando no pleito de 2014. Sobre a disputa de 2012, os planos de PSD e as alianças partidárias, Fábio Faria concedeu a seguinte entrevista a TRIBUNA DO NORTE:

Hoje o senhor se coloca como pré-candidato a prefeito de Natal?
Eu sou totalmente contra a pessoa se colocar como pré-candidato. Acho que Natal vive um momento muito difícil em relação à política, com muita dificuldade na Prefeitura. Toda classe política está preocupada com Natal. O que existe é uma apreensão tanto da classe política como da população. Acho muito precipitado a pessoa se colocar apenas como pré-candidato. Os que querem ser pré-candidatos têm que conversar com a população, saber o que o natalense está pensando, compor um grupo de partidos, formar um grupo que seja forte. Já foi provado em Natal, algumas vezes e agora mais ainda, que não se governa sozinho. Se governa numa coalizão de forças, com um grupo forte, dando apoio, suporte, com gestão, planejamento. Acho muito precipitado falar em pré-candidatura. O que posso dizer é que nosso grupo político, nosso partido, vai querer participar desse planejamento, dessa gestão, do projeto para Natal.

O senhor definiu como "apreensão" com Natal. E essa apreensão pode lhe levar a ser candidato a prefeito?

Não. O nosso grupo quer participar, mas não quer dizer que estará na cabeça da chapa. O nosso grupo quer participar das decisões, encontrar um nome que agregue mais, que agregue forças políticas. O vice-governador (Robinson Faria) já disse que a governadora Rosalba vai gerir a questão do nosso grupo. Fazemos parte do Governo, Robinson Faria, nosso líder, é vice-governador. Vamos conversar. Natal, realmente, vive essa apreensão. Em qualquer roda que você senta para conversar, em qualquer bairro de Natal, qualquer nível social, existe apreensão por Natal. As pessoas são apaixonadas pela cidade, amam a cidade, vamos ter Copa do Mundo,teremos Aeroporto em São Gonçalo, Natal tem localização geográfica exclusiva no Brasil, e por tudo isso precisa de bons gestores para fazer com que Natal não perca as oportunidades que virão nos próximos anos. Então essa próxima eleição é crucial para Natal. Natal não pode errar e nós vamos participar desse conjunto que será formado para escolher um bom nome para Natal. Mas lhe digo que ninguém vai impor nome. Acho que não existe imposição, tem que ser o melhor nome, o nome que mais agregue. Isso será resolvido, como sempre é resolvido, nas rodas de conversas políticas no veraneio, em janeiro, que é sempre onde saem os nomes que irão disputar a eleição majoritária.

O fato do nome do senhor aparecer nas pesquisas eleitorais, mas, em contrapartida, com um desempenho pequeno, isso lhe estimula ou desestimula a entrar no pleito?

Eu não queria falar muito sobre possível candidatura. Não me coloco como pré-candidato a prefeito. Acho que o que foi provado muitas vezes é que pesquisa não vale, o que vale é o desempenho do candidato. Se você for falar hoje sobre pesquisa veja que 85% das pessoas não querem nem ouvir falar sobre a campanha de 2012. Os candidatos serão avaliados ao longo da campanha. O que eles têm feito, qual é o planejamento, se o plano é fictício ou se tem como sair do papel. Natal precisa de gestão. Veja a grande gestão que Aécio Neves fez, é meritocracia. Tratar o Estado como empresa. O funcionário que produz mais é o que terá o salário melhor, será promovido se produzir mais. Para isso precisa de um modelo de gestão onde possa ser adotado. Fiquei preocupado quando vi o aumento da folha de pessoal de Natal. O secretário Vagner disse nas redes sociais que Natal estava comprometida porque tinha uma folha de R$ 20 milhões e agora está em R$ 37 milhões. A primeira coisa que deve ser feita é reduzir a máquina, reduzir o tamanho para ficar com recurso para investimento, não faltar dinheiro para contrapartida. O mínimo que Natal deve ter é a contrapartida na conta da Prefeitura para mobilizar os recursos que vêm de fora. O governador Eduardo Campos, que esteve em Natal agora (no Motores do Desenvolvimento promovido pela TRIBUNA DO NORTE), implantou o modelo de Parceria Público Privada em hospitais, estradas, saneamento. Chamou as empresas privadas para participarem. Temos que quebrar esse tabu que existe sobre PPP (Parceria Público Privada) O aeroporto de São Gonçalo foi sucesso com 218% de ágio. Empresas privadas estão querendo investir e claro que querem resultados. Temos que fazer um modelo transparente, justo, chamar várias empresas e fazer concorrência. Tem que abrir a capital para grandes investidores do Brasil. Eike Batista está em Belém do Pará. Vários investidores em eólica estão vindo para o Rio Grande do Norte. Natal têm que mostrar o que é para o mundo. A cidade precisa de investimento e tenho certeza como será a capital do Nordeste nos próximos anos.

O que precisa ter o próximo prefeito de Natal?

Precisa ter visão. Tem que pensar Natal daqui a 20 anos, estudar o trânsito de Natal que daqui a pouco vai parar, são 15 quilômetros aumentando em carros todos os anos. Tem que discutir saneamento, Natal só tem 36% saneada. Tem que discutir o turismo, tem que discutir o problema das drogas. Hoje 1% da população é viciada em crack e nã há medidas na capital para combater o crack. É preciso discutir a cidade, fazer o planejamento de como quer Natal daqui a 20, 30 anos. Os prefeitos que estão entrando fazem o feijão com arroz, não adianta pintar canteiro, fazer tapa buraco e na próxima chuva o buraco vai aparecer de novo. O que precisa é planejar a cidade. É como você faz com uma empresa. Planejamento a longo prazo com equipe qualificada, procurar experiências como Belo Horizonte, como Pernambuco, buscar cidades que deram certo. Veja o que existe no Rio de Janeiro, interação total entre Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal. Lá eles combatem o tráfico os três juntos, estão nas olimpíadas os três juntos. Precisa de interação. Para isso tudo precisa comitê de gestão participativa onde tenha Governo do Estado, Prefeitura de Natal e buscar o Governo Federal. Hoje Prefeitura e Governo não interagem. Hoje muitas coisas que são feitas precisam ser feitas em conjunto. Se eles não se conversam o prejudicado acaba sendo o povo de Natal.

O senhor acredita que no pleito 2012 a base da governadora Rosalba Ciarlini poderá lançar candidato único a prefeito de Natal?

Conversei muito pouco com a governadora Rosalba Ciarlini sobre Natal, sobre o que ela pensa para o pleito de Natal. Sei que ela está muito preocupada e o mais importante seria a base se unir em torno de um só nome. Defendo isso. Acho que pode até ter a opção de vários nomes saírem para no segundo turno ter uma aliança. Mas há um risco nisso. Agora sou contra acordão. Ficou mostrado nas últimas eleições quando você de última hora procura impor um nome isso não dá certo. É diferente de procurar um nome viável, onde agregue o máximo de partidos, tenha simpatia popular e esse nome seja lançado no conjunto de partidos, mas não um nome imposto. É importante ter essa união. Fico satisfeito que hoje a governadora do Estado tenha uma relação muito próxima com a presidente da República, há uma simpatia pessoal e isso para o desempenho da governadora será muito importante essa aproximação com o Governo Federal. Nosso Estado é pequeno e não pode se desvincular do Governo Federal, o Rio Grande do Norte não tem como andar sozinho. É preciso pensar grande, projetos de infraestrutura, melhorar o porto de Natal, o aeroporto. Para investimentos em infraestrutura tem que ter o Governo Federal. A governadora tem que pensar um nome que tenha a simpatia do Governo Federal. Não precisa ter um nome do partido da presidente da República, mas um nome que tenha trânsito. Tudo precisa ser conversado e no momento certo as coisas vão se encaixando, cada um está fazendo seu trabalho. O mais importante é um nome que agregue.

O senhor acredita que essa tensão no relacionamento político do vice-governador Robinson Faria (PSD) e do senador José Agripino Maia (DEM) poderá impedir o PSD, seu partido, de integrar o palanque do DEM no pleito de Natal?

Eu tenho certeza que se o senador José Agripino fosse candidato em 2012 ou 2014 a relação estaria muito melhor. Acho que todo PSD, Raimundo Fernandes, José Dias, Gesane, Fábio Faria, Robinson Faria e todos os prefeitos, votaram no senador José Agripino, se empenharam pela eleição do senador José Agripino. O grupo político foi muito importante para eleição do senador José Agripino. Ninguém está cobrando nada, mas isso precisa ser levado em conta. O senador José Agripino é importante para o Rio Grande do Norte, tenho respeito por ele, mas houve uma relação onde foi confundida a questão nacional com a estadual. Ele teve um atrito com o prefeito Gilberto Kassab na questão do DEM nacional e onde tomou uma posição como presidente do partido, mas ele exagerou no Rio Grande do Norte, extrapolou. No Estado o processo que ele moveu contra o partido poderia ser mais brando, mas não envolver o nosso vice-governador que é aliado e já votou várias vezes no senador José Agripino. Veja em 1998, Garibaldi Filho tinha acabado de vender a Cosern, tinha um amplo número de deputados, cooptou quase todos os candidatos do sistema de Agripino e o deputado Robinson segurou a bandeira do agripinismo sozinho na região Agreste. Teve uma exagero do senador Agripino envolvendo pessoalmente o vice-governador que ficou perplexo. Todo nosso grupo ficou perplexo. Mas o que a gente espera que tudo isso seja superado. Espero superar.

Mas o senhor acha possível DEM e PSD estarem juntos em 2012?

Lógico. O DEM e o PSD formaram uma chapa em 2010. A governadora Rosalba tem eleição em 2014, ela é candidata em 2014.  O vice-governador é candidato em 2014 e se tem um grupo hoje que você pode dizer que estará ao lado da governadora Rosalba é o nosso grupo. O PSD está sendo formado para ajudar o Governo. Todos os prefeitos e lideranças que estão vindo sabem que só podem vir para o partido (o PSD) se apoiarem o Governo do Estado. Isso não abrimos mão. Podem ter outro candidato a deputado estadual, deputado federal, mas a candidata ao Governo é Rosalba. O deputado que está indo para o PSD vem para base do Governo. O partido vem a somar, motivações pessoais é superável. O que existe é uma aliança consolidada, respeitosa, uma relação muito boa da governadora Rosalba com o vice-governador.

Lembrando a eleição de 2014 e observando a relação DEM-PSD, então a aliança de 2014 passa por 2012?

Acho muito precipitado, é um desrespeito ao Rio Grande do Norte ficar falando em eleições 2012, 2014. Nós temos o grupo que elegeu Rosalba, temos que nos preocupar em ajudá-la a fazer um bom governo. O que a governadora Rosalba pensa todos os dias quando acorda é ter um governo de todos, que seja bem avaliada, que conclua todos os projetos. O grupo tem que ter hoje um só pensamento, esquecer 2012, esquecer 2014, esquecer radicalismo, ajudar o Rio Grande do Norte. A palavra chave é dizer não ao radicalismo e ajudar Rosalba a governar o Rio Grande do Norte.

O senhor teme que o PSD possa não conseguir o registro para o pleito de 2012?

Não tenho nenhum temor. O nosso maior desafio eram as certificações das assinaturas. Já entregamos as assinaturas no TSE estamos só aguardando a homologação. Os partidos que não queriam a formação do PSD fizeram de tudo para as assinaturas não serem certificadas, mas isso já superamos. Ninguém do PSD tem esse temor. O que existe hoje é só expectativa.

Como o senhor viu a aliança do DEM e PMDB, no momento mais recente atraindo o deputado federal Henrique Eduardo Alves para apoiar o Governo Rosalba Ciarlini?

Com muito bons olhos. Eu sou amigo pessoal do deputado Henrique e eu e o vice-governador fomos os que primeiro foram ao deputado Henrique chamando para ele vir para Rosalba. Fomos a residência do deputado Henrique. Existe uma afinidade muito grande, amizade do deputado Henrique com o vice-governador que se estende a mim. É muito importante ele vir para o Governo Rosalba, vai ajudar a todos nós. O nosso futuro político depende do sucesso do Governo. Quem vier ajudar o Governo será bem vindo.

No pleito 2012, em Natal, o PSD estará aliado apenas dos partidos que apóiam o Governo Rosalba, ou poderá se aliar a outras legendas como PT e PSB?

Acho que a governadora Rosalba vai comandar o processo. Ela vai conversar com outros partidos. Hoje há uma relação próxima da governadora com a presidente da República. Não teria problema algum a governadora Rosalba apoiar um nome que não seja do partido dela. Hoje você vê PMDB, aliado de Dilma, mas fez aliança com o Democratas no Rio Grande do Norte. Essa história de partido, cada Estado tem sua história.

O senhor foi defensor da prefeita Micarla em 2008. Qual sua avaliação sobre a gestão dela?

Conversei com a prefeita e já disse minha opinião. Ela se elegeu numa coalizão e quis governar sozinha. Esse foi o maior erro da prefeita. Quando você se elege na coalizão, tem que governar na coalizão. Não significa cargos, secretarias. Não é isso, é discutir com o grupo que lhe apoiou. 



0 Comentários:

Postar um comentário