O prefeito do Assú, Ivan Júnior, acompanhado dos auxiliares, Paulo Morais, secretário de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento e Meio Ambiente, secretaria adjunta da mesma pasta, Klívia de Melo Kosme, esteve reunido terça-feira (23) com os secretários Kátia Cardoso Pinto e Betinho Rosado, da Infraestrutura e da Agricultura, respectivamente, para pedir investimentos de infraestrutura para a Zona de Processamento e Exportação do Assú (ZPE do Sertão).
Durante a audiência foram debatidas propostas e projetos para a infraestrutura externa da ZPE do Sertão, a serem custeados com recursos provenientes de emenda parlamentar indicada pelo senador José Agripino junto ao Governo Federal. Ficou assegurada, pela secretária Kátia Pinto, sua ida a Brasília para adiantar os projetos destas obras em Assú ao Governo Federal.
Ivan Júnior disse tratar-se de projeto da maior relevância para Assú e diversos municípios do estado, bem como para regiões como a do Vale do Açu, Oeste e Seridó, que serão beneficiadas. "Os benefícios da ZPE do Sertão irão alcançar, inclusive, outros estados", disse o prefeito. "A concretização da ZPE do Sertão se constitui num marco para os habitantes dessas regiões. No futuro, será: Antes e depois da ZPE do Sertão", completou Ivan Júnior.
A estrutura externa da ZPE do Sertão que compete ao setor público providenciar será erguida com recursos federais, ao lado da BR-304, perto de Assú, segundo relata o prefeito Ivan Júnior. O projeto foi elaborado pelo economista inglês Brian E. Tipler, que acompanha pessoalmente as articulações para instalar a unidade no Rio Grande do Norte. A estrutura interna, composta de sistema de comunicação exclusivo, energia limpa, calçamento, água, sistema bancários e até alfândega própria será erguido pela iniciativa privada, que terá a concessão para explorar o serviço.
Brian Tipler explicou que para a ZPE do Sertão ter energia própria e limpa será necessário investimento de aproximadamente R$ 30 milhões na instalação de uma usina eólica e numa linha de transmissão do litoral a sede da ZPE em Assú. Para o sistema de comunicação própria, Brian Tipler prevê investimento de aproximadamente R$ 25 milhões. Mas, o maior investimento e talvez o mais importante da ZPE do Sertão é o que prevê a construção da ferrovia Vale do Açu/Quixadá/CE.
Esta ferrovia, que será fundamental para o desenvolvimento também de Mossoró e Baraúna, vai interligar o Vale do Açu à Transnordestina, que tem outros ramais ligando os portos de grande calado do Pecem, em Fortaleza, e Suape, distante 30 quilômetros de Recife (PE). Para o investidor, a ferrovia será o eixo principal de desenvolvimento regional, trazendo matéria-prima e levando produtos industrializados. É visto como o mecanismo que vai colocar no rol de estados beneficiados pelo investimento do Governo Federal na Transnordestina.
O prefeito Ivan Júnior disse que os secretários Betinho Rosado e Kátia Pinto, do Governo do Estado, compreenderam bem a importância da ZPE do Sertão. "A governadora Rosalba Ciarlini, como senadora, foi a relatora do processo e também é entusiasta. A ZPE do Sertão está aprovada pelo Congresso Nacional e Sancionada pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva e vamos lutar para atrair os investidores e também os investimentos públicos", destaca o prefeito.
Fonte: Jornal de Fato
0 Comentários:
Postar um comentário