sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Caern fica com núcleo de Mossoró


Para a presidência da Companhia de Águas e Esgotos do Estado do Rio Grande do Norte (Caern), a governadora Rosalba Ciarlini optou por um ex-secretário da Prefeitura de Mossoró, mantendo a tendência que tem revelado nas escolhas para cargos no Governo após o rompimento do vice-governador Robinson Faria (PSD). O escolhido para a Caern foi o engenheiro Yure Tasso Pinto, que exerceu o cargo de secretário municipal de Obras em Mossoró por 16 anos.

Além de optar por mais uma "solução caseira" a chefe do Executivo estadual nomeia um parente de auxiliar de primeiro escalão. Yure Pinto é o marido da secretária estadual de Infraestrutura Kátia Pinto. Desde domingo a governadora já havia contatado Yure e dito que "poderia convocá-lo para uma missão". Mas o convite oficial ocorreu ontem pela manhã, quando a governadora cumpria agenda administrativa em Mossoró. O novo presidente da Caern é engenheiro da Prefeitura Municipal de Mossoró e estava à disposição do Tribunal de Contas do Estado.

Na próxima segunda-feira acontecerá a assembleia do Conselho de Administração da Caern, quando Yure Pinto será eleito para substituir o atual presidente da empresa, Walter Gasi, que era uma indicação do vice-governador.

A relação do novo presidente da Caern com a governadora Rosalba Ciarlini é de muito tempo. Ele atuou durante 12 anos como auxiliar dela quando era prefeita de Mossoró. Yure Pinto é engenheiro civil e foi por quatro anos coordenador de Obras da Carteira Imobiliária do IPE. "Conheço Yure e, com certeza, ele dará conta do recado. Vamos levar água para todo o Estado", disse a governadora, através da sua assessoria de imprensa.

Com a escolha de Yure Pinto para a Caern, a governadora Rosalba Ciarlini amplia o núcleo de auxiliares que atuou na gestão municipal dela em Mossoró. Além de Yure Pinto estão na gestão estadual os ex-auxiliares da então prefeita Rosalba Ciarlini Kátia Pinto, na Infraestrutura; Obery Rodrigues, titular da Secretaria de Planejamento; José Anselmo Carvalho, no Gabinete Civil; Isaura Rosado, como secretária especial de Cultura, e Gilberto Jales na Secretaria Estadual de Recursos Hídricos.

Ontem, Rosalba Ciarlini negou que esteja ocorrendo uma "mossorolização" do governo. Ela comentou que quando prefeita, convocou Yure Tasso - que é de Natal - para servir a Mossoró e ele foi recebido de "braços abertos". Disse que o mesmo ocorreu com a seridoense Kátia Pinto, Gilberto Jales (de Messias Targino). "E a mossoroense que foi escolhida para servir ao RN vai aumentar, cada vez mais, o trabalho, esforço e a decisão para fazer o Estado cada vez maior", disse.

A governadora aproveitou para informar que convidou a presidente Dilma Rousseff (PT) para visitar o Aeroporto de São Gonçalo e que aguarda apenas a confirmação da data. "Estamos aguardando a data. Trata-se de um momento importante, pois o aeroporto será obra fundamental. A presidente tinha assumido compromisso de que seria o primeiro aeroporto a receber a concessão e cumpriu. Ela voltou a afirmar no encontro de governadores. Sabe da importância para o Brasil. E para o RN, sabemos que vai significar emprego, renda e aquecimento da economia".

Bate-papo

Yure Pinto - engenheiro, novo presidente da Caern

Qual o desafio de quem assume a presidência da Caern nesse momento?

Tenho uma preocupação específica em prestar o melhor serviço de forma geral. A Caern entre os serviços tem o diversos tipos que contemplam o sistema de água e esgoto. A governadora fez o convite rapidamente e ficou de conversar com mais profundidade. Ainda não estudei a situação em que se encontra a companhia atualmente.

Quando ocorreu o convite da governadora para o senhor assumir a Caern?

Eu estava em Mossoró, ao lado dela, hoje (ontem) quando ela me fez o convite. Mas no domingo ela já havia me alertado que poderia fazer uma convocação porque precisava de uma pessoa com a minha conduta.

Antes de assumir a Caern o senhor estava atuando com que?

Eu sou engenheiro da Prefeitura de Mossoró e estava a disposição do Tribunal de Contas do Estado.

Logo quando foi divulgado o seu nome a primeira relação foi ao fato do senhor ser marido da secretária estadual de Infraestrutura Kátia Pinto. Algum incomodo?

Não me incomoda. Kátia Pinto é profissional competente. Eu já trabalhei junto com a governadora por 12 anos. Ela (Rosalba Ciarlini) me conhece com certa profundidade. Eu e Kátia temos papéis individuais.

O senhor assume um órgão problemático devido aos baixos índices de saneamaento dos municípios potiguares.

Esse tipo de problema só é resolvido através de investimentos. O Governo Federal abriu várias linhas de crédito e deverá colocar isso em prática. A execução dos serviços precisa ser iniciada.

Além disso, a companhia que o senhor assume também é muito deficitária. Isso é motivo de preocupação?

Ela ainda tem um pequeno déficit. Para a nossa administração precisaremos muito do apoio dos funcionários. Sem a parceria com os servidores não chegaremos a lugar algum. É preciso valorizarmos e motivarmos os servidores.


Publicidade

0 Comentários:

Postar um comentário