terça-feira, 25 de outubro de 2011

Comissão de Saúde debate dados sobre câncer no RN


Presidida pelo deputado Antônio Jácome (PMN), a Comissão de Saúde reuniu-se na manhã dessa segunda-feira (24) para discutir os altos números das vítimas de câncer no Estado, especialmente do tipo mamário. De forma geral, os casos da doença no Rio Grande do Norte subirão 4% este ano, segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O Estado encerrará 2011 com 540 novos casos em (220, apenas em Natal). A média fica um pouco acima da registrada entre 2008 e 2009: 520 casos. No sexo feminino, o câncer de colo de útero e o de mama são os que mais matam no país. Em 2007, tumores de mama causaram a morte de 11.060 mulheres. Médico por profissão, o parlamentar pediu que os presentes sugerissem iniciativas para melhorar a qualidade de vida e diminuir o número de vítimas.

Compondo a mesa, o presidente da seção potiguar da Sociedade de Mastologia, Jader Rodrigues, sugeriu que o direito da mulher de realizar uma mamografia anual gratuitamente a partir dos 40 anos seja garantido. Ele destacou ainda a importância do movimento popular mundial Outubro Rosa, quando instituições e membros da sociedade chamam a atenção para o câncer de mama por meio do uso de um laço rosa na roupa ou em fachadas de prédios. O médico ressaltou que a mamografia, quando indicada, é um dos principais meios de prevenção da doença. Mamógrafos mal distribuídos e de manutenção inadequada foram dois entraves levantados pelo mastologista.

Presente na audiência e curada de um câncer de mama há quase 25 anos, Gilvanete Silva, hoje militante do Outubro Rosa na cidade, ressaltou que foi salva pelo autoexame nos seios, o que permitiu a detecção precoce da doença e a consequente cura.

O deputado Fábio Dantas (PHS) destacou o papel da Liga Norte-Rio-grandense Contra o Câncer, referência em assistência médica, diagnóstico e tratamento especializado ao paciente oncológico. O superintendente da entidade, Roberto Sales, solicitou a participação da sociedade nos trabalhos desenvolvidos pelo hospital, seja com trabalho voluntário ou por meio de doações financeiras. "A construção dos segundo e terceiro andares da Liga ampliará consideravelmente o número de pacientes atendidos", prevê.

0 Comentários:

Postar um comentário