No último dia 22 de setembro, o conselheiro Alcimar Torquato se aposentou do Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Norte (TCE/RN). Desde então a vaga está em aberto.
O prazo de um mês para o preenchimento da vaga, que é da cota do Executivo estadual, venceu-se no último dia 22.
O fato fez crescer os rumores de que a governadora Rosalba Ciarlini (DEM) estaria guardando o cargo, que é um dos mais cobiçados no Rio Grande do Norte por oferecer uma série de regalias, para a prefeita Fafá Rosado (DEM).
A governadora já disse que não tem pressa em nomear o novo membro do TCE. O aparente desinteresse com a questão bate com o prazo especulado na mídia para que a prefeita renuncie: janeiro de 2012. Seria o tempo calculado pelo líder do rosalbismo, Carlos Augusto Rosado, para que Ruth tenha tempo de mostrar serviço ao eleitorado mossoroense.
No entanto, a prefeita mossoroense teria que renunciar ao comando do Palácio da Resistência. A medida permitiria que a vice-prefeita Ruth Ciarlini (DEM) pudesse ter condições jurídicas de ser candidata a prefeito de Mossoró,um sonho do rosalbismo.
Nas entrevistas, a governadora tem evitado comentar que o cargo estaria esperando por Fafá. Sobre o perfil do novo conselheiro, ela limita-se a dizer que será uma pessoa com serviços prestados ao Rio Grande do Norte.
Sobre a escolha do candidato, Rosalba tem evitado dar declarações mais contundentes, enquanto a prefeita tem afirmado que a governadora escolherá o representante do grupo na disputa sempre fazendo a ressalva que terá direito a opinar na decisão.
A respeito da renúncia, Fafá segue com o argumento de que esse assunto nunca foi abordado nas conversas com a governadora e mantém o desejo de que só deixa o mandato em 31 de dezembro de 2012.
No entanto, é preciso observar alguns aspectos comportamentais para detectar uma mudança de comportamento nos últimos atos da prefeita e da governadora. O primeiro deles: na última semana Ruth passou a ocupar posição de destaque na agenda da prefeita, enquanto a vereadora Cláudia Regina (DEM), nome preferencial do Palácio da Resistência, teve sua visibilidade diminuída.
Fafá chegou a dividir as atenções com a vice-prefeita no lançamento da campanha contra a febre aftosa e a prestigiou na visita da imagem de Santa Luzia na sede de vice-prefeitura. No dia 28 de outubro, quando Rosalba cumpriu vasta agenda em Mossoró, ela realizou parte das ações no Palácio da Resistência, diferentemente do que aconteceu nas comemorações do 30 de setembro quando a agenda de forma integral esteve o Casarão Lili Duarte.
"PLANO B"
O "plano B" do rosalbismo continua sendo a secretária estadual de Infra-Estrutura, Kátia Pinto. No atual momento a estratégia de mantê-la com um escritório em Mossoró não foi iniciada, o que indica que existe uma esperança de que Ruth assuma a Prefeitura de Mossoró e dispute a reeleição. Caso essa expectativa não se confirme, o nome a ser trabalhado com intensidade é o de Kátia que teria Ruth como companheira de chapa.
Bruno Barreto
Editor de Política
0 Comentários:
Postar um comentário