quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Romildo Araújo Preucupado com a situação do meio ambiente no municipio de Assu

Algém já ouviu falar em algum controle de poluição da atividade ceramista do Assu? e em outras regiões, isso ocorre?

No dia 14/10, participei de um fórum de discussões acerca do desenvolvimento sustentável do Vale do Assú, ocorrido na Câmara Municipal da cidade.

Dentre os assuntos debatidos para o crescimento da região, tratou-se da implantação da ZPE do Sertão, do projeto irrigado do Baixo Assu, novos cursos para a UERN e do pólo ceramista Vale.

Gostaria de discutir um pouco do último tema citado, motivo pelo qual me detive na exposição do presidente do órgão de reúne os empresários da região, que tratou de destacar, evidentemente, a importância econômica da atividade, do que muito bem, e há muito tempo sabemos, haja vista que grande parcela dos tijolos e telhas empregados em toda a região e em estados vizinhos são produzidos em Assú.

Não me recordo de ter sido tratado do impacto ambiental provocado pela atividade, de investimentos para a redução da poluição, dos íncides de CO2 (gás carbônico) jogados no ar, de políticas públicas para esse controle, do atendimento da legislação ambiental, etc, etc, etc.

Como vemos, são muitas questões pendentes que precisam ser discutidas, no interesse da população local, o que, na verdade, é de interesse do planeta.

Algém já ouviu falar em algum controle de poluição da atividade ceramista do Assu? e em outras regiões, isso ocorre?

Por Romildo Araújo

0 Comentários:

Postar um comentário