terça-feira, 8 de maio de 2012

Conselho de Ética começa a decidir futuro de Demóstenes nesta terça

O Conselho de Ética do Senado vota nesta terça-feira (8) o relatório do senador Humberto Costa (PT-PE), que deve propor a abertura de processo de cassação de mandato contra o senador Demóstenes Torres (sem partido – GO). Escutas da Polícia Federal revelaram que o parlamentar usava o cargo para ajudar o contraventor Carlinhos Cachoeira a facilitar contratos com o governo para a empreiteira Delta.

Demóstenes teve dez dias úteis para apresentar defesa prévia e o próximo passo do processo é a votação nominal e aberta (quando o voto não é secreto) do relatório. No texto, o relator aponta que há indícios de quebra de decoro parlamentar e de práticas contrárias à
ética, o que pode ser punido com a perda de mandato.

Para não correr o risco de ser questionado pelos colegas senadores, Humberto Costa não utilizou reportagens sobre o caso e nem as escutas ilegais para basear seu relatório. O parlamentar usou as próprias declarações de Demóstenes sobre sua relação com Cachoeira. O parlamentar confirmou, por exemplo, ter recebido presentes do bicheiro, como um fogão e uma geladeira luxuosos.

0 Comentários:

Postar um comentário