quarta-feira, 30 de maio de 2012

Prefeitura de Ipanguaçu promove Fórum Ambiental e discute sustentabilidade com a população



A Prefeitura de Ipanguaçu promoveu na última segunda-feira (28), na Câmara de Vereadores, o I Fórum de Educação Ambiental para a Sustentabilidade. O evento discutiu políticas públicas de valorização e preservação do meio-ambiente, em contexto local, além de ter formado as subcomissões da Comissão de Meio-Ambiente e Qualidade de Vida (COM-VIDA).

Segundo a secretária de Educação, Jeane Dantas, é importante fomentar a educação ambiental, debatendo a adoção de práticas que visem à sustentabilidade e a diminuição de impactos. “Hoje educar para a sustentabilidade é o novo desafio dos educadores. Atualmente, já se enxerga de forma muito clara os impactos que a ação humana tem causado ao longo da história no nosso ecossistema. Precisamos conscientizar para o consumo consciente, por exemplo, que é o primeiro passo para a sustentabilidade”, explica Jeane.

Durante o fórum, foram realizadas diversas palestras. O professor do IFRN de Ipanguaçu, Renato Dantas, discutiu o tema “Educação ambiental e sustentabilidade”. Já a coordenadora de Educação Ambiental do projeto Caatinga Viva, Ana Almeida, apresentou o projeto da fábrica de briquetes que está sendo construída no IFRN local. “Esta fábrica gerará energia renovável a partir de resíduos vegetais e procurará atender ao segmento industrial, que hoje se utiliza da vegetação da caatinga. A técnica permitira o uso sustentável da caatinga e, consequentemente, a substituição da lenha nativa”, apontou a coordenadora.

Caminhada ecológica

Nesta terça-feira (30) a Prefeitura de Ipanguaçu, em parceria com a Petrobras e o projeto Caatinga Viva, empreende uma caminhada ecológica matinal pela Avenida Luiz Gonzaga, principal do município. O evento acontece a partir das 7 horas, com saída do Ginásio Poliesportivo José Araujo Filho e tendo por destino a Praça José Medeiros.

“A população em geral está convidada a participar dessa caminhada. Distribuiremos mudas de árvores entre os participantes”, disse a secretária de Educação de Ipanguaçu, Jeane Dantas.

A caminhada contará com a participação de entidades ambientais, como o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (IBAMA).

Prefeitura de Ipanguaçu: www.ipanguacu.rn.gov.br

0 Comentários:

Postar um comentário