O antigo pleito encampado por representantes dos mais distintos segmentos organizados do município do Assú, principalmente do mundo acadêmico local, no sentido de que o Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), agregue a sua grade de cursos de bacharelado e graduação a disciplina de Direito ganhou um reforço de peso.
Presidente da subseccional da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio Grande do Norte (OAB/RN), na cidade, o advogado Ivanaldo Paulo Salustino e Silva ressaltou que o órgão se associa aos que defendem tal reivindicação.
"Há esse entendimento e esse sonho aqui do Vale do Açu, e eu acho que o Assú já tem porte para isso [absorver o curso de Direito]", registrou o representante da OAB/RN na região.
Ivanaldo Paulo registrou que o Estado possui outros municípios de porte idêntico ou até inferior a Assú que já ofertam este curso, citando como exemplo a cidade de Pau dos Ferros, no Oeste potiguar.
TENTATIVA
A ideia de implantação do curso de Direito na Uern chegou a ser discutida de forma preliminar com o reitor da instituição, professor Milton Marques de Medeiros.
A princípio, a proposta não evoluiu. Dentro do projeto de expansão da grade de cursos na instância do Campus Avançado do Assú foi deferido apenas o curso de Geografia, que começará com sua primeira turma de 40 alunos a partir do segundo semestre letivo de 2012.
De acordo com informação do diretor-geral do Campus, professor Francisco Afrânio Câmara Pereira, chegou a existir a expectativa de que fosse aprovado também o curso de Gestão Pública, que, todavia, acabou ficando para um instante posterior.
Presença da entidade favorecerá luta pelo curso para atender a região
A opinião do advogado é que, com a efetivação da OAB em suas instalações próprias na cidade, ocorrerá uma tendência natural de que a aspiração pela profissão seja fortalecida.
"A presença física da OAB aqui [na cidade] certamente será de grande importância para o setor e, por tabela, para tal reivindicação", declarou.
O dirigente da OAB em Assú disse que, desde já, a entidade é solidária a toda e qualquer iniciativa do gênero, tanto com referência à Uern local como partindo de outras instituições de ensino superior com atuação na cidade e região, lembrando a existência de proposta semelhante por parte da Faculdade Católica Nossa Senhora das Vitórias, com sede também em Assú, pertencente ao segmento educacional privado e devidamente reconhecida pelo Ministério da Educação.
"A OAB vai estar sempre à disposição para ajudar no que for possível para trazermos para cá uma faculdade de Direito", reiterou.
O Mossoroense
0 Comentários:
Postar um comentário