O objetivo básico do programa é implementar os princípios e ações de Agenda 21 por meio de um processo de diálogo permanente com as comunidades das áreas de influência. No município de Carnaubais, região do Vale do Açu, a apresentação do programa vai acontecer nesta quarta-feira, 13 de junho, às 9h, no interior do auditório municipal Professora Graças Melo. A informação está sendo prestada pela assessoria de comunicação social do Poder Executivo.
O órgão porta-voz da prefeitura carnaubaense frisou que o programa Petrobras Agenda 21 busca a preparação das comunidades para o fomento a construção das Agendas 21 Locais, por meio da construção das Agendas 21 Comunitárias, e o fortalecimento dos Fóruns Locais e Comunitários. Um dos objetivos da proposta é fomentar o fortalecimento e/ou construção da Agenda 21 Local nos municípios que fazem parte do programa Petrobras Agenda 21.
Também estão inseridos neste mesmo contexto de atuação do programa institucional os seguintes propósitos: incentivar a realização de atividades que desenvolvam o potencial socioeconômico existente nas comunidades; promover a integração entre as Agendas 21 Comunitárias e Local; orientar os setores da sociedade, objetivando a implementação das ações propostas no documento da Agenda 21 e da sustentabilidade do processo.
No elenco de finalidades do programa Petrobras Agenda 21 ainda constam os seguintes tópicos: prover condições para organização, capacitação, acompanhamento e apoio à construção das Agendas 21 Comunitárias; estabelecer e estimular parcerias interinstitucionais para viabilizar a execução dos Planos de Desenvolvimento Comunitários das Agendas 21 Comunitárias; promover nas comunidades ações que contribuam para aumento da cidadania e da capacidade de resposta frente às crises.
CONSTRUÇÃO
A partir de sua metodologia, elaborada em parceria com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), o programa busca construir um processo democrático e participativo de relacionamento institucional com as comunidades das áreas de influência das suas Unidades Operacionais, reafirmando os princípios da ética e da transparência. Nesse sentido, a ação vai ao encontro da estratégia corporativa e aponta para uma perspectiva de reorganização dos investimentos da Petrobras e das ações de relacionamento com as comunidades.
O Mossoroense
0 Comentários:
Postar um comentário