quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Condições climáticas do Rio Grande do Norte ganham destaque na mídia nacional



Com 400 quilômetros de extensão o litoral potiguar oferece as condições propícias para a prática esportiva e pesqueira, segundo análise do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN). Devido a esses aspectos favoráveis o RN tem sido constantemente procurado pela mídia nacional para coberturas jornalísticas que exploram o assunto. A equipe do Programa Globo Mar da TV Globo foi à última produção a visitar o Estado para uma série de reportagens que será exibida em 2013.
   
O Gerente de Meteorologia da EMPARN, Gilmar Bristot, foi entrevistado pela repórter da TV Globo, Poliana Abritta, sobre as condições do vento no litoral potiguar e a sua influência na pesca do peixe Albacora e na prática de alguns esportes como o kitesurf. Bristot. Para Gilmar Bristot o RN se destaca naturalmente graças à sua localização, próxima à faixa equatorial, onde existe a formação de uma faixa de baixa pressão facilitando assim o deslocamento do ar para essa região conhecida também como zona de convergência dos ventos alísios.

Inicialmente a equipe do Globo Mar partiu da praia de Caiçara do Norte acompanhando, via marítima, um grupo de pescadores até a praia de Baía Formosa, no litoral Sul potiguar. É justamente neste período do ano que acontece a pesca do peixe Albacora. Os barcos à vela se deslocam aproveitando o vento terral que sopra do Continente para o mar. A equipe também fez a trajetória entre as praias de Caiçara do Norte e São Miguel do Gostoso.

Assecom EMPARN

0 Comentários:

Postar um comentário