segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Sete erros capitais a serem evitados na prova do Enem


Na contagem regressiva para o Exame Nacional do Ensino Médio – que será realizado nos dias 3 e 4 de novembro -, o educador Claudio Paris, licenciado em Ciências e Biologia e pós-graduado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), professor de colégio conveniado ao Ético Sistema de Ensino (www.sejaetico.com.br), da Editora Saraiva, dá algumas dicas para os estudantes se darem bem no Enem.

Para ele, essas orientações valem como um recurso para subsidiar alunos que se concentram no desenvolvimento de competências e, mais que isso, na aprendizagem livre de decorebas. “Conectados com a realidade, esses alunos são capazes de criar soluções para as chamadas “situação-problema”. Além disso, alunos do Enem devem perseguir nas respostas das questões e na redação a inserção solidária na realidade, sem intolerância ou afirmações preconceituosas”, recomenda Paris.

Abaixo, o professor Claudio Paris apresenta os sete erros capitais, de “caput”, ou cabeça, que devem ser evitados nos dias de Enem, pois deles advêm outras falhas que comprometem a prova.

1. Chegar atrasado – o horário da prova é 13h (horário de Brasília). Os portões fecham nesse horário, mas você deve estar no local no mínimo 1h antes.

2. Ficar preso no trânsito – Os locais de prova do Enem concentram grande número de estudantes. A chance de você ficar preso em um congestionamento é muito grande. Procure visitar o local no dia anterior, consulte um mapa e busque rotas alternativas. Tenha também cuidado ao desembarcar, obedeça à sinalização e use sempre a faixa de pedestres.

3. Esquecer os documentos – Leve sua ficha de inscrição (obtenha a sua no site http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/) e um documento de identidade com foto e guarde-os bem, de preferência em um estojo ou bolsa. Não utilize lápis, só é permitido o uso de caneta esferográfica preta de material transparente.

4. Ter pressa em ler os enunciados – Não dê ouvidos a quem te pede para “pular” o enunciado da questão e ir direto à pergunta. O Enem é uma prova para leitores competentes.

5. Não fazer a prova de redação – Muitos alegam cansaço para não realizá-la ou fazê-la de “qualquer jeito”. Essa prova exigirá a produção de um texto em prosa, do tipo dissertativo-argumentativo, normalmente com temática social, defendendo uma tese, uma opinião a respeito do tema proposto, fundada em argumentos consistentes e apresentados estruturados de forma coerente e coesa, obedecendo à norma padrão da Língua Portuguesa.

6. Preencher a folha de respostas errado – Você deve entregar a folha de respostas preenchida antes do término da prova. Deixando essa tarefa por último, as chances de erro ou nervosismo são reais.

7. Não fazer a prova toda por má gestão do tempo – A gestão do tempo no Enem é crucial. Se você for disciplinado, já tem um grande diferencial a seu favor. Se demorar muito em algumas questões, você pode usar a tática do “pega-varetas”, ou seja, comece com as mais fáceis e depois vá para as difíceis. O importante é fazer a prova toda.

0 Comentários:

Postar um comentário