quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Governo apresenta programa de combate à seca para prefeitos


Prefeitos de aproximadamente 60 municípios do Rio Grande do Norte em situação de emergência por causa da seca que atinge a região Nordeste participaram, na tarde desta terça-feira (11) da apresentação das ações desenvolvidas pelo Governo do Estado para combater a estiagem. O evento ocorreu no auditório da Emater, no Centro Administrativo, e contou com a participação da governadora Rosalba Ciarlini.

Em seu pronunciamento, Rosalba disse que o estado enfrenta uma das maiores secas registradas na história e que a situação pode se agravar nos próximos meses. “Nós estamos passando por um período de estiagem muito longo. As chuva estão previstas apenas para depois do mês de março de 2013. Então, é preciso que todos os prefeitos se envolvam com essa questão para juntos mitigarmos os efeitos da seca”, declarou a governadora.


Segundo o tenente-coronel Acioli, coordenador estadual da defesa civil, as obras de convívio com a seca, como construção de cisternas e de barragens subterrâneas estão em andamento, ao passo que outras ações emergenciais vêm sendo desenvolvidas. “Nosso plano de combate à seca foi aprovado pela Defesa Civil Nacional e contempla a distribuição de forragem para os animais, ampliação do número de carros pipa e a recuperação e instalação de poços”, disse.

O prefeito eleito de Umarizal, Carlinhos Onofre (DEM) (foto) espera que o programa possa ultrapassar as barreiras burocráticas com mais rapidez para alcançar os produtores com urgência. “Nosso maior entrave é com a operação carro pipa, que está com problemas junto ao Governo do Estado. Nós temos apenas um caminhão para abastecer as comunidades rurais, o que não atende a toda a nossa população”, descreve o prefeito.

Onofre também reclama dos programas de fornecimento de alimento para a produção pecuária do município. Segundo ele, a distribuição de milho não atende a todos os produtores, o que tem levado muitos animais à morte. “O milho cedido pelo Governo Federal atende a pequenos produtores, com até dez cabeças de gado. Quem tem mais do que isso, não consegue alimento para sua criação. Com essa seca, nós estimamos perder de 60 a 70% do nosso rebanho”, analisa o prefeito.

Entre as ações estruturantes anunciadas para manter o homem no campo estão a construção de 2800 cisternas em 47 municípios, das quais 200 foram concluídas até o dia 15 de novembro, construção de 620 barragens subterrâneas em 35 cidades e de duas barragens submersas nos município de Rafael Godeiro e Caraúbas.

De Fato

0 Comentários:

Postar um comentário