Os integrantes da Comissão de Expansão da Universidade Federal Rural do Semi-Árido se reuniram nesta sexta-feira, 07, com o Comitê de Articulação da Expansão do Ensino Superior em Assú/RN. O Comitê, criado no último dia 4 de junho, pela Prefeitura de Assú objetiva discutir e apresentar propostas para a implantação da Ufersa no município.
Na primeira reunião entre os integrantes da Comissão da Ufersa e o Comitê de Assú serviu para estreitar o relacionamento entre as duas entidades com base na formulação de propostas para a criação de um novo campus da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Ao abrir a reunião, o reitor da Ufersa, professor José de Arimatea Matos, explicou o processo de expansão que passa a instituição nos últimos cinco anos. “Nossa Comissão trabalha com a perspectiva de criação de novos cursos, levando em consideração as demandas regionais”, frisou.
Com a perspectiva da instalação da Ufersa Assú, o reitor frisou a importância da parceria com a Prefeitura de Assú num trabalho compartilhado entre o Comitê da universidade e a Comissão municipal. “O resultado será a proposição de novos cursos com base nas demandas e potencialidades regionais”, afirmou. Na ocasião, o reitor Arimatea de Matos apresentou números que comprovam a necessidade da expansão de novas vagas no ensino superior na região.
No Vale do Açu, por exemplo, região que compreende os municípios de Assú, Alto do Rodrigues, Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá, Jucurutu, Pendências, Porto do Mangue e São Rafael, dos 18.450 jovens com idade entre 18 e 24 anos, apenas 1.278 frequentam o ensino superior, o que corresponde a um percentual de 6,9%.
Para o prefeito de Açu, Ivan Lopes Júnior, a iniciativa do poder público municipal em instituir o Comitê de Articulação da Expansão do Ensino Superior em Assú, é uma forma de somar esforços para a concretização da instalação da Ufersa Assú. O prefeito adiantou que o município já vislumbra uma área de 30 hectares, localizada as margens da BR-304, nas proximidades da pista de pouso do município. “O Vale do Açu está esperançoso para mais essa conquista que representa o desenvolvimento educacional e econômico da região”, afirmou o prefeito Ivan Lopes. Ainda segundo o prefeito diariamente mais de 600 estudantes se deslocam para outras cidades para cursar o ensino superior.
A exemplo do trabalho desenvolvido pela Comissão de Expansão da Ufersa, o Comitê Municipal fará levantamento para diagnosticar as reais necessidades de cursos superiores na região. Esse levantamento deverá acontecer com reuniões setoriais envolvendo os representantes das áreas: educacional, empresarial e social da região do Vale do Açú.
UFERSA
0 Comentários:
Postar um comentário