quarta-feira, 10 de julho de 2013

Abatedouro público de Assú é reaberto


A reabertura é fruto de um acordo realizado em audiência na Justiça Federal no mês de maio, com a presença do juiz federal Fábio Bezerra, do prefeito Ivan Júnior, de representantes do Instituto Chico Mendes, do Idema e da Procuradoria do Estado. No acordo firmado foi definido que o atual abatedouro permanecerá em atividade até dezembro de 2016, até lá, a Prefeitura do Assú construirá uma nova estrutura em outro local.

Com o funcionamento do matadouro a partir desta quarta-feira dia 10, a população do Assú, que consome a carne comercializada no mercado público e em diversos outros estabelecimentos comerciais, voltará a ter certeza de está consumindo um produto que chegou a sua mesa após ser inspecionado e certificado.

O abatedouro público do Assú tem uma das melhores estruturas do Rio Grande do Norte e o seu fechamento, em dezembro de 2012, foi uma surpresa para a prefeitura, pois o mesmo atendia e atende a todas as exigências sanitárias e ambientais do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – IDEMA, conforme rege a legislação federal, mesmo assim, a administração municipal trabalhou quase seis meses para ter a questão resolvida. Durante este período os animais foram abatidos em locais inadequados levando risco a saúde da população.

Com vistas a reabertura e com o objetivo de otimizar os serviços, em 26 de junho passado o prefeito Ivan Júnior, o vice-prefeito Eurimar Nóbrega e a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Rural, estiveram reunidos com os machantes e em conjunto foram definidas normas para o bom funcionamento do abatedouro.

Além de Assú, o matadouro deverá atender também a outras cidades da região que estão com suas estruturas interditadas.

SEACOM - PMA

0 Comentários:

Postar um comentário