terça-feira, 23 de julho de 2013

ENQUANTO A NEVE CAI, O IDH CONTINUA ESTAGNADO

Fonte: ONU | Imagem: Valor.com
Flávio Augusto

A neve caiu hoje em Curitiba, assim como todos os anos cai no Canadá, na Suíça, Dinamarca, Reino Unido, dentre muitos outros Países considerados desenvolvidos e que também possuem um alto IDH (Índice de desenvolvimento humano). Era o que estava faltando. Agora vai!

O IDH é um indicador produzido anualmente pela ONU que é a referência mundial para avaliar o desenvolvimento humano a longo prazo. O índice, que vai de 0 a 1, é feito a partir de três variáveis: vida longa e saudável, acesso ao conhecimento e um padrão de vida decente da população.

O Brasil atualmente é a sétima maior economia no mundo, ou seja, o 7º País mais rico do Planeta, mas que lamentavelmente ocupa a 85ª posição na lista dos Nações avaliadas pelo IDH, ficando atrás de Países como por exemplo, a Grécia em crise (29ª posição), Andorra (33ª), Chile (40ª), Uruguai (51ª), Irã (76ª) e estamos empatados com a Jamaica na 85ª posição, apesar de não termos a mesma tradição no Reggae.

(Veja no gráfico abaixo a estagnação do IDH brasileiro nos últimos anos)

Bem, agora também temos neve no Brasil, mas qual será a razão para que o nosso País esteja tão atrás e cada vez mais atrás na qualidade de vida de nossa população em relação a esses outros Países, onde os seus governos não arrecadam tanto quanto o governo brasileiro?

Lá, os produtos são mais baratos, os impostos mais baixos, os salários são mais altos, as empresas são mais livres e fiscalizadas e os políticos são punidos quando são flagrados com a boca na botija. Já no Brasil...

Mas vamos olhar pelo lado positivo:
Agora temos neve no Brasil. uhuuuuu! \0/

0 Comentários:

Postar um comentário