quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Henrique assume decisão monocrática de afastar Donadon após Câmara manter mandato


O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), assumiu a responsabilidade pela decisão de afastar o deputado federal Natan Donadon (PMDB-RO), cujo mandato foi mantido pela Casa, apesar de o parlamentar estar preso após ser condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal).

Em votação secreta na noite desta quarta-feira (28), 233 deputados votaram a favor da cassação, 131 contra e 41 se abstiveram. Para cassá-lo, eram necessários 257 votos, o que representa a metade do total de deputados mais um voto.

Donadon está preso há dois meses no Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, após ter sido condenado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) a 13 anos e quatro meses prisão por peculato e formação de quadrilha.

A situação é inédita: pela primeira vez um deputado federal condenado, que cumpre pena em regime fechado, tem seu mandato mantido. Alves afirmou na noite desta quarta-feira (28), após a decisão da Câmara, que a decisão pelo afastamento foi sua.

"Foi uma decisão de maneira consciente, que tive que tomar. Assumo, portanto, toda a responsabilidade. Declaro a vacância do cargo, já que o parlamentar está preso e não poderá exercer seu mandato", afirmou o presidente da Casa.

0 Comentários:

Postar um comentário