quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Assú participa do 10º Fórum Nacional de Defesa Civil


O secretário adjunto de meio ambiente Reci Oliveira, e a coordenadora de meio ambiente Francisca das Chagas (membros da defesa civil municipal e do Gabinete de Gestão Integrada de Convivência com a Seca – Gicons), estão participando do 10º Fórum Nacional de Defesa Civil, que acontece dias 25, 26 e 27 de setembro em Joinville/SC.

O Fórum é realizado pela Secretaria Nacional de Defesa Civil do Ministério da Integração Nacional, em parceria com a Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville/SC e com a Secretaria de Estado de Defesa Civil de Santa Catarina. O evento visa reunir coordenadores municipais e estaduais de Proteção e Defesa Civil, técnicos e gestores da área, comunidade, membros de universidades e demais interessados em compartilhar experiências e boas práticas sobre prevenção e mitigação de desastres.


A participação dos representantes de Assú no fórum, foi uma determinação do prefeito Ivan Júnior, que deseja que o município tenha uma defesa civil preparada para lidar com situações que necessitem de sua atuação. “É no município que os desastres acontecem e a ajuda externa sempre demora a chegar”, disse Ivan Júnior.  “Já tivemos casos de grandes enchentes e agora estamos enfrentando problemas com a seca. A participação da defesa civil em ocorrências como essas, é extremamente importante”, finalizou o prefeito.

Para Reci Oliveira, o fórum é uma excelente oportunidade de capacitação em assuntos relacionados à prevenção e minimização dos riscos de desastres. “Os cursos, oficinas, palestras e a troca de experiências contribuirão significativamente para o bom desempenho das atividades da nossa defesa civil”, destaca.


1º DIA - 25/09

O primeiro dia do 10º Fórum Nacional de Defesa Civil foi marcado pela presença de representantes de todo o país e autoridades internacionais. Ricardo Mena, chefe da oficina regional de redução de desastres das Nações Unidas para as Américas, realizou a palestra magna do evento. Em seu discurso, ele comentou sobre os avanços conquistados pelo Brasil no que diz respeito à gestão do risco de desastres, bem como a adoção de políticas públicas para o setor.

De acordo com ele, a temática sobre a redução de desastres no país vem sendo amplamente abordada. “Eu creio que o debate das causas de emergência no Brasil, nos últimos anos, tem avançado muito, além do marco normativo, institucional, que deu um salto qualitativo em termos do conhecimento das ameaças e do monitoramento de áreas de risco”, afirmou. Mena também discorreu a respeito das políticas de desenvolvimento e de desastres naturais e sobre os eventos climáticos que causam perdas econômicas e sociais em todo mundo.

2º DIA - 26/09

Hoje no segundo dia do Fórum, serão realizadas mais de 12 oficinas ao longo da programação. Entre os temas abordados, estarão o reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública; a garantia da assistência social em situações de desastres; gestão e mapeamento de áreas de risco; além da oficina de redução de riscos em escolas.

SEACOM - PMA

0 Comentários:

Postar um comentário