sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Assú terá centro de formação profissional com cursos voltados para atividades desenvolvidas na região


Aproveitar as potencialidades da região gerando desenvolvimento, emprego e renda através da preparação de mão de obra especializada. Esta é uma das principais metas da Prefeitura do Assú, que nos últimos anos, em parceria com diversas entidades capacitou centenas de pessoas (atualmente existem mais de 200 alunos em capacitação).

O objetivo agora é ampliar esta oferta, apresentando novos cursos de educação profissional e tecnológica, principalmente para áreas que a região tem vocação, como por exemplo: a área agrícola.

Com esse propósito, esta em andamento na Prefeitura do Assú o “Pró-Trabalho”, projeto para construção de um grande complexo profissionalizante, para oferecer cursos com investimento de recursos próprios e através de parcerias com instituições e os governos federal e estadual. Além disso, o prefeito Ivan Júnior conversou com os colegas prefeitos: Luiz Cavalcante de Carnaubais, Leonardo Oliveira de Ipanguaçu e Licélio Guimarães de Itajá. Eles debateram a possibilidade das três cidades vizinhas também fazerem parte do projeto, ampliando o seu potencial e sua área de atuação.

Para o prefeito Ivan Júnior, é essencial a oferta de cursos profissionalizantes ligados a atividades desenvolvidas na região e em função da procura do mercado de trabalho, como por exemplo, cursos nas áreas de: agroindústria, agropecuária, aquicultura, comércio e informática. “A educação é um meio para o avanço da sociedade e mão de obra qualificada é fundamental para o desenvolvimento de um município. Com a união de Assú, Carnaubais, Ipanguaçu e Itajá em torno desse projeto, o Vale será mais forte e os jovens destes municípios terão muito mais oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou Ivan.

Entre os novos cursos estão: produtor de derivados do leite e de leite pasteurizado; mecânico de motocicleta; refrigeração e climatização industrial; instalador de TV a cabo e via satélite; motorista de transporte escolar; mecânico de máquinas agrícolas; refrigeração e climatização doméstica; mecânico de freio, suspensão e direção de veículos leves; operador de sistema de irrigação; mecânico de bombas hidráulicas; tratorista agrícola.

Contatos com futuros parceiros já estão sendo mantidos.  Um deles foi com a Escola Agrícola de Jundiaí (EAJ), que é a unidade especializada em Ciências Agrárias da Universidade Federal do RN (UFRN).

SEACOM - PMA

0 Comentários:

Postar um comentário