sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Prefeitos cobram melhorias nos serviços de saúde oferecidos pelo Estado na 8ª Região


O prefeito do Assú, Ivan Júnior, participou nesta quinta-feira 19, da audiência pública promovida pela Comissão Intergestores Regional (CIR) da 8ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte, presidida por Lucianny Edja, secretária municipal de saúde do Assú. Na pauta, entre outros temas, constava: a situação dos hospitais regionais de Assú e Angicos, urgência e emergência, SAMU e serviços de regulação.


O evento foi realizado no auditório da Câmara Municipal do Assú e contou com a presença dos prefeitos: Ivan Padilha (Pendências), Luizinho Cavalcante (Carnaubais), Abelardo Rodrigues Filho (Alto do Rodrigues), Leonardo Oliveira (Ipanguaçu), Licélio Guimarães (Itajá), Junior Batista (Angicos), Gildenor da Fonseca (Triunfo Potiguar) e Antonio de Narcisio (Paraú); deputado federal Fábio Faria; deputados estaduais: Leonardo Nogueira e George Soares; secretário de estado da saúde pública, Luiz Roberto Leite Fonseca; vereadores; secretários municipais; profissionais da área de saúde; entre outros.

PRONUNCIAMENTOS

Nos pronunciamentos todos os prefeitos e deputados estaduais citaram as dificuldades e o sofrimento enfrentados pela população ao procurar os serviços de saúde do Estado.

O deputado Fábio Faria hipotecou apoio à causa e anunciou uma emenda de 1 milhão de reais para o hospital regional do Assú.

PARTICIPAÇÃO DE ASSÚ

Em sua fala, o prefeito Ivan Júnior, mais uma vez, colocou a Prefeitura do Assú a disposição para auxiliar nas soluções, inclusive disponibilizou mais um técnico de enfermagem socorrista para o SAMU, além de reiterar várias solicitações, entre elas: a realização da reforma do hospital; o repasse dos recursos para farmácia básica, atenção básica e insumos que não são efetuados há 39 meses; mais humanização no atendimento do SAMU, que devido à burocracia em sua central de chamadas, o tempo resposta no socorro às vítimas não esta satisfatório; disponibilização de mais médicos para cumprir as escalas de plantão, pois a falta de médicos é constante, penalizando a população e sobrecarregando o Pronto Socorro Municipal; solicitou ainda que devido a sua localização geográfica o Hospital Regional do Assú fosse incluído na rede de hospitais que realiza cirurgias ortopédicas.

Ao finalizar, solicitou aos deputados presentes que façam as ações necessárias para garantir o financiamento da saúde no Rio Grande do Norte, informando  que já fez a mesma solicitação a outros deputados inclusive ao presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Motta. “Tem que dar condição para secretaria de saúde trabalhar, tem que dar condição para os profissionais que tem capacidade colocar em prática o seu trabalho, porque do jeito que esta é impossível resolver essas demandas”. Afirmou Ivan.


DIFICULDADES

O secretário Luiz Roberto, explicou as dificuldades enfrentadas pelo Estado, principalmente, com relação aos repasses do Fundo de Participação dos Estados (FPE), segundo o secretário o RN já perdeu, até julho, 220 milhões e até o final do ano as perdas chegarão ao montante de 440 milhões de reais.

SOLUÇÕES

Com relação às soluções ele prometeu: agilizar a liberação dos recursos de um convênio com o Ministério da Saúde no valor de 404 mil reais para reforma do hospital; convocar concursados para minimizar os problemas das escalas; estruturar o hospital do ponto de vista financeiro-administrativo para que a direção receba o repasse e possa administrar os recursos da sua produção; uma verba de 4 mil reais para realização de pequenos reparos e aquisição de pequenos insumos todo mês. Disse ainda, que irá habilitar o hospital dentro do sistema de procedimentos Traumato-Ortopédicos de Média Complexidade, para que a unidade possa pagar pelas cirurgias ortopédicas realizadas. “A gente espera que com essas medidas, associadas à ampliação do SAMU, que vai ganhar mais uma ambulância, nós possamos começar a ter uma melhoria na qualidade da saúde que é ofertada a população.” Finalizou o secretário.

VISITA

Após a audiência, o secretário, juntamente com sua equipe, que incluía Terezinha Rego (coordenadora de planejamento) e Cecília Picinin (coordenadora do SAMU), fez uma visita ao hospital regional Nelson Inácio dos Santos, e, pediu ao diretor Wallace Stoessel Avelino, uma lista com as demandas.

CIR/8ª REGIÃO

As Comissões Intergestores Regional (CIR), são estruturas criadas pelo Pacto pela Saúde, com o intuito de qualificar o processo de regionalização no SUS, garantindo o exercício da ação cooperativa entre os gestores nas regiões de saúde, formando um espaço de governança em âmbito regional.

A 8ª Região de Saúde do RN, é composta por doze municípios: Assú, Alto do Rodrigues, Angicos, Carnaubais, Triunfo Potiguar, Pendências, São Rafael, Porto do Mangue, Itajá, Ipanguaçu, Fernando Pedrosa e Paraú.

SEACOM – PMA

0 Comentários:

Postar um comentário