sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Assú: Posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos funcionará neste sábado‏


Neste sábado (19), a Prefeitura do Assú através da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias - Central de Mossoró e a Rádio Princesa do Vale, estarão efetuando o recolhimento itinerante de embalagens vazias de produtos agrotóxicos.

O recebimento visa incentivar os agricultores e produtores rurais a dar destinação adequada às embalagens de agrotóxicos, que se não forem descartadas da forma correta, podem contaminar a água, solo, animais e pessoas.  

O recebimento também faz parte do Plano Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), previsto na Lei 12.205/10, que tem como finalidade tratar o lixo, incentivando a reciclagem e a sustentabilidade. Os principais pontos do plano foram: o fechamento de lixões até 2014, de modo que somente os rejeitos poderão ser encaminhados aos aterros sanitários, assim como a elaboração/implementação de planos de resíduos sólidos nos municípios.

Outro importante avanço do PNRS é a chamada "logística reversa". A logística reversa significa que as embalagens vazias de agrotóxicos são de responsabilidade dos fabricantes e que estes devem criar um sistema para reciclar o próprio produto.

O posto de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos funcionará na Rádio Princesa do Vale, a partir das 7 horas da manhã às duas horas da tarde.

O trabalho conta com apoio da Renovare Comercial Agrícola, Cerâmica Barro Vermelho, Clube de Dirigentes Lojistas de Assú, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – SEBRAE, Associação do Comercio Agropecuário do Semiárido – ACASA e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFRN.

SEACOM - PMA

0 Comentários:

Postar um comentário