A fiscalização na costa potiguar será intensificada, principalmente em localidades próximas aos hotéis onde ficarão hospedadas as delegações e os árbitros. Para fazer o reforço da segurança e garantir a defesa estadual durante a realização dos jogos na cidade, entre os dias 13 e 24 de junho, 1.500 militares da Marinha do Brasil estarão em Natal, espalhados por diferentes pontos da cidade. Na capital potiguar, a Fragata “União”, o Navio Patrulha “Macau”, o Rebocador de Alto-Mar “Triunfo” e o Navio Patrulha “Graúna” estarão à disposição para reforçar a segurança marítima.
Segundo informações da assessoria de Comunicação da Marinha, em Natal, o trabalho das embarcações serão definidos conforme as demandas. Além de fazer a proteção da costa potiguar, o Navio-Patrulha Oceânico “Araguari” e o Navio-Patrulha “Grajaú” apoiarão nas ações em Fortaleza. E o Navio-Patrulha “Goiana” seguirá para Recife.
Ainda segundo a assessoria da Marinha, em Natal, a Fifa não passou nenhum direcionamento para a execução dos trabalhos. Hoje (10), às 9h, na Base Aérea de Natal, as Forças Armadas realizarão uma formatura de Apronto Operacional das tropas de Coordenação de Defesa de Área-Natal. Na ocasião, haverá a apresentação do efetivo da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, e das demais instituições envolvidas, além de exposição de aeronaves, viaturas e equipamentos que serão utilizados na Defesa e na Segurança em Natal.
A ‘Fragata União’, uma das esquadras que atuarão em Natal, à serviço da segurança nacional durante a Copa do Mundo no Brasil, chegou à capital potiguar na última quarta-feira, dia 4 de junho e, no dia seguinte, a equipe se reuniu com as autoridades locais para definir os trabalhos de atuação durante o mundial. O Comandante Garrida afirmou que no dia 13 de junho, data do primeiro jogo em Natal, a esquadra já estará no mar. Dessa forma, o trabalho de suspensão da embarcação deve ocorrer no dia anterior, na estreia do Brasil na Copa do Mundo, na cidade de São Paulo.
A “União” foi comissionada em setembro de 1980, como parte do Programa de Renovação e Ampliação de Meios Flutuantes da Marinha. Após 20 anos de trabalhos, ela foi inteiramente restaurada e seguiu no alto estado de prontidão e disponibilidade da classe. A fragata trabalha com uma aeronave orgânica [helicóptero] e conta com hangar, convés de vôo, espaço para acomodações e treinamentos. Além disso, há diversos tipos de radares e oito opções de armamentos à disposição, entre mísseis, canhões, foguetes e metralhadoras.
A equipe já atuou em outras ações importantes: em 2011, passaram nove meses no Líbano. A missão foi a primeira de um navio brasileiro a participar de uma Força-Tarefa Marítima das Organizações Unidas (ONU).
De acordo com o 2º Tenente, Christiano Bomfim, para a Copa do Mundo, “houve um trabalho de duas semanas de prática na viagem do Rio de Janeiro, base da esquadra, para a capital potiguar, na semana passada. Foram realizados diversos exercícios de adestramento, com o auxílio de outros cinco navios”.
Além do seu próprio efetivo e de seus armamentos, a “União” terá o apoio dos Navios Patrulha do Porto de Natal e do ‘Rebocador Triunfo’, realizando um trabalho conjunto pela orla potiguar. A data de finalização da missão ainda não está definida, mas o Comandante Garriga assegurou que a esquadra permanecerá no Rio Grande do Norte, pelo menos, até o último jogo da Copa na cidade, no dia 24 de junho. Após os trabalhos, a fragata retornará ao Rio de Janeiro.
Ao todo, são 200 homens à disposição do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) e do Comando do 3º Distrito. “Nosso trabalho aqui em Natal será baseado em ações de interdição marítima. O serviço é contínuo e por todas as áreas de patrulhamento. Temos radares e dispositivos suficientes à disposição para os procedimentos”, garantiu o Comandante Garriga, capitão da fragata.
Número
200 homens, do total de 1.500, vão estar à disposição do Centro de Coordenação de Defesa de Área (CCDA) e do Comando do 3º Distrito durante a realização dos jogos na cidade, entre os dias 13 e 24 de junho.
Tribuna do Norte
0 Comentários:
Postar um comentário