O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, pediu ao ministro da Educação, Henrique Paim, prioridade para projetos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em análise na pasta. Henrique Alves e o reitor da UERN, Pedro Fernandes, estiveram nesta quarta-feira (4) no Ministério da Educação, acompanhados da governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; do ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, e dos deputados Betinho Rosado e Fátima Bezerra.
A principal reivindicação do reitor é a inclusão da UERN no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), inclusive com a oferta de cursos profissionalizantes na área da saúde - uma das maiores demandas de cursos técnicos de nível médio no interior do estado. A legislação não proíbe a oferta de cursos técnicos pelas universidades estaduais, mas, de acordo com o reitor, a lei do Pronatec não assegura os recursos do MEC necessários para a implantação.
Uma das alternativas que serão estudadas pelo ministro Henrique Paim é a participação da UERN no Pronatec por meio da Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte, parceira do programa federal. Henrique Alves considera fundamental os recursos do MEC para a UERN. “Além e assegurar quase 15 mil vagas de graduação e pós-graduação, principalmente no interior do estado, a UERN está credenciada para assumir qualquer parceria com o MEC”, afirmou Henrique Alves.
O reitor também comunicou ao ministro da Educação o interesse da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte de aderir ao Sistema de Seleção Unificado (Sisu) do Ministério da Educação. O sistema credencia as universidades a selecionar alunos para o ingresso em cursos superiores por meio da nota do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).
Assessoria de Imprensa
0 Comentários:
Postar um comentário