sexta-feira, 22 de maio de 2015

Vereadores aprovam concessão de passe livre aos portadores de necessidades especiais e idosos em transportes fluviais



A Câmara Municipal de Areia Branca aprovou, à unanimidade, projeto de lei de autoria do vereador Dijalma da Silva Souza (PMDB), que concede passe livre às pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos em transportes fluviais cadastrados no município.
De acordo com o texto aprovado, cabe ao Poder Executivo municipal a regulamentação da referida lei, após 90 dias da sua publicação.

Justificando o projeto, Dijalma Silva disse tratar-se de uma iniciativa da maior importância, pois permite que as pessoas com necessidades especiais, principalmente idosos, tenham acesso gratuito nos transportes coletivos fluviais que fazem a travessia Areia Branca-Grossos e também as embarcações de menor porte que transportam passageiros de Areia Branca para a praia da Barra, no município de Grossos.

Outro projeto de autoria do vereador Dijalma Silva, aprovado na Câmara, estabelece o fornecimento periódico de kits de primeiros socorros às escolas da rede pública municipal. De acordo com o texto, cada kit deve conter os seguintes itens: caixa para guardar os materiais de primeiros socorros, luvas de látex, compressas gaze, esparadrapo, atadura de crepe, tesoura, band-aid, água oxigenada, cotonetes, álcool 70%, soro fisiológico, antisséptico em spray, algodão e sabonete líquido.
Ainda conforme a matéria, as escolas públicas deverão estabelecer um cronograma para o recebimento dos kits de primeiros socorros, bem como a programação de atividades de conscientização e treinamento de seus professores e funcionários para a prática adequada dos primeiros socorros.

Na justificativa do projeto, o vereador Dijalma disse que existe uma grande preocupação por parte das escolas públicas sobre a ocorrência de acidentes no ambiente escolar. “Isso decorre das diversas atividades que são desenvolvidas no dia a dia das escolas que, inevitavelmente, acabam gerando acidentes, tanto aos alunos quanto aos professores e funcionários”, explica.

Contudo, acrescenta o autor, “poucos são os que sabem a maneira adequada de prestar socorro no momento do acidente. Esta falta de conhecimento acarreta inúmeros problemas, como a manipulação incorreta da vítima e a solicitação às vezes desnecessária do socorro especializado em emergência”.
O edil justifica ainda que as escolas do Estado não possuem materiais para oferecer um atendimento adequado aos acidentados, prevalecendo o improviso na solução de acidentes, o que em casos mais sérios pode agravar ainda mais a situação da vítima.

“Daí a importância da distribuição de kits de primeiros socorros nas escolas, bem como o treinamento adequado dos profissionais da educação no manejo desses itens, fundamentais para diminuir a incidência de acidentes e possibilitar um ambiente escolar mais seguro”, conclui.

0 Comentários:

Postar um comentário