A Promotora de Justiça de Defesa da Saúde de Natal, Iara Maria Pinheiro de Albuquerque, expediu hoje, recomendação ao Prefeito de Natal em exercício, Paulo Freire, para que assegure a retirada das atividades da FENAT, tanto de dentro da Unidade Básica de Saúde (UBS) de Nova Descoberta propriamente dita, quanto do espaço de galpão em anexo à Unidade.
A recomendação baseou-se no relatório de visitação realizado pelo Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Cidadania à referida unidade no último dia 27 de junho de 2011. Na ocasião os agentes do Ministério Público procederam inspeção na unidade que constatou-se que a situação em que se encontra a UBS de Nova Descoberta tem comprometido o trabalho dos agentes de saúde da unidade pois os mesmos perderam sua sala de trabalho; e por outro lado, no galpão ao lado da UBS, estão prejudicadas as reuniões com grupos de usuários específicos que exigem atenção prioritária, como gestantes e idosos.
Relatório aponta problemas na UBS de Nova Descoberta
Além de mostrar o comprometimento no desempenho dos trabalhos diários dos funcionários da UBS, o relatório da visitação apontou ainda que os exames de HDL, LDL, Uréia, Ácido Úrico, VDRL, Beta Hcg, Sumário de Urina e Plaquetas não estão sendo realizados por falta de material de leitura para os mesmos. A coleta de exames de sorologias (HIV, por exemplo) não está sendo realizada, porque a unidade não dispõe de carro que leve o material coletado até o Centro Clínico da Ribeira.
Durante a inspeção foi constatada ainda a falta da vacina da tríplice viral; e, no setor de odontologia a falta de cápsulas de amálgama, luvas de procedimento e máscaras, o que vem impossibilita o trabalho dos odontólogos. Segundo informado, o último abastecimento de máscaras na unidade foi realizado através de doação, por uma dentista, de cerca de 200 máscaras, as quais já acabaram.
As instalações físicas da unidade de saúde apresentam boas condições, porém com pontos de infiltrações e mofo. Além disso, a unidade precisa de uma pintura, pois a última foi realizada em 2009, necessitando também de uma reforma para garantir acessibilidade aos portadores de necessidades especias.
Artigo Anterior