sábado, 20 de agosto de 2011

Prefeitos do G12 se reuniram para cobrar do governo a "Estrada da Castanha"

Os prefeitos dos doze municípios do Vale do Açu vão se reunir hoje na Câmara Municipal de Serra do Mel para definir estratégia de cobrar do Governo do Estado a construção da estrada da castanha. O prefeito de Carnaubais, Luiz Cavalcante, "Luizinho" (PSB), espera reunir as principais lideranças políticas da região em prol do projeto.

Segundo ele, além dos prefeitos de Guamaré, Porto do Mangue, Macau, Pendências, Alto do Rodrigues, Assú, Ipanguaçu, Itajá, São Rafael, Afonso Bezerra e Serra do Mel, espera também a participação de representantes das Prefeituras de Mossoró e de Areia Branca. O prefeito Manoel Cunha Neto, "Sousa", confirmou presença.

"Conversei com o prefeito Josivan Bibiano de Azevedo para convidar autoridades com representatividade política na Serra do Mel, como deputados estaduais e federais, assim como senadores. Todos esses políticos foram votados na Serra do Mel e agora o povo da Serra do Mel precisa do apoio destes políticos para um benefício público: a estrada da castanha", destaca o prefeito Luizinho, que preside o G12, em substituição ao prefeito Ivan Junior.

O movimento dos prefeitos do Vale do Açu já tem várias conquistas, entre estas pode contar o Samu regional, que já está em atividade no Vale do Açu, o projeto para tratamento dos resíduos sólidos das cidades em regime de consórcio, entre outros benefícios que já estão presentes nas cidades. "Mas estamos dispostos a lutar, em conjunto, pelos benefícios comuns aos municípios que estão associados ao G12", destaca.
No caso da Estrada da Castanha, Luizinho destaca que servirá principalmente para escoar a produção de castanha de caju da Serra do Mel. Em contato com a Redação, a Secretaria de Agricultura da Serra do Mel destaca que os mais de dois mil colonos das 22 vilas rurais do município esperam safra recorde neste ano, considerando o inverno regular.

Nos últimos dez anos, a maior safra de castanha de caju foi em 2009, quando os produtores coletaram algo em torno de 20 mil toneladas. Para 2011, os colonos esperam cerca de 30 mil. Quanto ao caju, o produtor Euzébio Maia, que também faz parte do movimento em prol da rodovia, ligando Serra do Mel a Carnaubais, diz que é oito vezes a safra de castanha.
A estrada da castanha também será fundamental para escoação da produção de petróleo e também de sal, além de encurtar o caminho para o cidadão da Serra do Mel que deseja ir a Natal, Assú ou o Vale do Açu. Neste caso, atualmente tem que dar a volta por Mossoró ou por Areia Branca. "Quero apoio dos deputados estaduais Márcia Maia, George Soares, Leonardo Nogueira, e também Larissa Rosadoe Sandra Rosado", destaca o prefeito Luizinho.

Transcrito do Jornal de Fato

Adendo: A luta pela consolidação da conclusão da RN 016 foi iniciada em Carnaubais, uma iniciativa conjunta da Câmara Municipal e Executivo, através do vereador Wanderley Mendes, época em que defendia arduamente as bandeiras politicas e  adminisatrativas orientadas pelo o prefeito Luizinho Cavalcante.

Aluizio Lacerda

0 Comentários:

Postar um comentário