Termina amanhã o período de matrículas para os alunos que desejam ingressar na rede estadual de ensino.
Em Natal, o processo se dá exclusivamente pela internet, através do sítio www.sigeduc.rn.gov.br. No interior, a matrícula é presencial e os pais precisam se dirigir à secretaria da escola para garantir a vaga.
Este ano, a entrada em operação do novo Sistema Integrado de Gestão da Educação - SIGEduc, acabou com as filas nas portas das escolas de Natal e provocou novos hábitos na comunidade escolar.
Como a matrícula para os novos alunos pode ser feita de qualquer computador conectado à internet, os pais que ainda não têm intimidade com a máquina encontram nos laboratórios das escolas o auxílio que eles precisam.
Outra curiosidade é que alguns pais têm recorrido a lan houses para realizar a matrícula. Na avenida Itapetinga, por exemplo, existe aquelas que anunciam, em faixas, o novo serviço oferecido: "Fazemos matrícula para a rede estadual".
"Todos os dias pessoas realizam a matrícula on-line. Eles fazem as inscrições aqui por que ainda estão aprendendo a operar o sistema ou não têm computador em casa", explicou Anderson Alves de Albuquerque, proprietário de uma lan house.
Segundo a secretária estadual de Educação, professora Betânia Ramalho, o sistema tem funcionado plenamente, embora esteja em fase experimental.
"Até pela experiência na UFRN, tudo está ocorrendo dentro do esperado. A forma como as matrículas estão acontecendo na capital tem agradado a todos e a nossa intenção é que o SIGEduc seja implantado em todo o Estado até o início do ano que vem", ressaltou a secretária.
O Mossoroense
0 Comentários:
Postar um comentário