terça-feira, 30 de abril de 2013

Prefeito de Assú reúne-se com a Governadora para tratar de resíduos sólidos


Usina de tratamento sustentável dos resíduos sólidos tem potencialidade energética oriunda de vários resíduos

O prefeito do Assú, Ivan Júnior, acompanhado do presidente da Assembleia Legislativa, Ricardo Motta, além dos Prefeitos Jackson Bezerra, Abelardo Rodrigues e Benes Leocádio, presidente da Federação dos Municípios (Femurn) e Leonardo Rêgo, secretário de Estado do meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte, conversou com a governadora Rosalba Ciarlini sobre apoio do Governo do Estado para construção de uma usina de tratamento sustentável dos resíduos sólidos.

A questão foi bem recebida pela governadora Rosalba e durante a reunião foi resolvido que uma comissão de prefeitos ou representantes dos municípios da região, juntamente com representantes do Idema e Semarh, irá a cidade de Unaí, no estado de Minas Gerais, para conhecer o projeto Usina Natureza Limpa, que funciona extraordinariamente no setor e que foi montada para a conversão de resíduos sólidos urbanos em carvão ecológico, com impacto ambiental mínimo.

O Projeto Natureza Limpa destaca-se mundialmente pela carbonização sustentável de resíduos sólidos urbanos, eliminação do chorume (substância líquida, de odor característico, resultante do processo de putrefação de matérias orgânicas, presente em aterros sanitários e lixões, que não tratado pode contaminar lençóis freáticos, córregos e rios), sem prejuízo ambiental, de acordo com a Lei nº 12.305, instituidora da Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Hospital

O prefeito Ivan Junior aproveitou a oportunidade do encontro para tratar da reestruturação do Hospital Regional Doutor Nelson Inácio dos Santos. O deputado Ricardo Motta ressaltou a importância de implantação de uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), colocando-se a disposição para fazer todo o possível para que a questão seja resolvida o mais rápido possível.

Ivan Junior informou que iria articular um encontro do secretario Estadual de Saúde com todos os prefeitos do Vale do Açu que utilizam os serviços do hospital, para que seja discutida parceria entre os municípios e o Estado.

Na semana passada Ivan Junior esteve com o secretário Estadual de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca, quando conversaram sobre melhorias nos serviços de saúde do estado no município. Entre os assuntos debatidos, o número insuficiente de médicos para cumprir os plantões para atender a demanda do Hospital Regional Doutor Nelson Inácio dos Santos, a falta de técnicos em radiologia para operar o mamógrafo, reforma nas instalações do hospital e a ampliação dos serviços do SAMU na região.

Luiz Roberto prometeu que iria fazer uma visita técnica ao hospital para ter uma visão da atual situação, desde o quadro de funcionários até as instalações físicas.

“Queremos o fortalecimento da saúde na região e principalmente em nosso município. Esta é uma das prioridades da nossa gestão”, reiterou o prefeito Ivan Júnior.

SEACOM-PMA

0 Comentários:

Postar um comentário