O mês de outubro iniciará para os consumidores com um aumento nas alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para eletrodomésticos da linha branca e móveis. A partir da próxima terça-feira (1), lojas de todo o país deverão reajustar o preço dos produtos segundo determinação do Governo Federal, que justificou a recomposição do preço com base no atual desempenho da economia.
O percentual do valor do imposto para o fogão passará de 3% para 4%; da geladeira, de 8,5% para 10%; e do tanquinho, de 4,5% para 5%. A alíquota da máquina de lavar permanecerá em 10%; e de móveis e painéis, subirá de 3% para 3,5%.
Originalmente, o IPI da linha branca correspondia a 4% para os fogões, 10% para os tanquinhos, 15% para as geladeiras e 20% para as máquinas de lavar. Em abril de 2009, as alíquotas foram reduzidas, mas voltaram ao normal em fevereiro de 2010. Em dezembro de 2011, a linha branca teve nova desoneração. As alíquotas foram novamente reduzidas e estão sendo gradualmente recompostas desde fevereiro deste ano.
0 Comentários:
Postar um comentário