quarta-feira, 19 de março de 2014

Projeto para implantação da ZPE do Sertão será reformulado


O Prefeito do Assú, Ivan Júnior esteve reunido nesta terça-feira (18) com o secretário de estado do desenvolvimento econômico, Silvio Torquato, o objetivo foi discutir mudanças no modelo de implantação da Zona de Processamento de Exportação de Assú - ZPE do Sertão.

A mudança deverá repercutir principalmente em alterações na área destinada a construção e no modelo de gestão da ZPE. A área que hoje é de 1.000 hectares,  passaria para 125 hectares adotando o mesmo modelo utilizado na ZPE de Macaíba com a concessão para iniciativa privada. “Com as mudanças, a ZPE do Sertão passará a ter praticamente a mesma área da ZPE de Macaíba - que possui 136 hectares - e assim contará com agilidade no licenciamento ambiental, construção de infraestrutura e atração de indústrias”, destacou Silvio Torquato.

Assim como aconteceu com o processo da ZPE de Macaíba, o Governo do Estado e a Prefeitura de Assú pretendem contar com o apoio da Federação das Indústrias do RN (FIERN) em todo o processo de mudança e captação de investidores da iniciativa privada. Uma reunião entre Governo, Município e FIERN será realizada na próxima semana, em Natal, com o objetivo de iniciar o cronograma de alterações.

Para o prefeito Ivan Júnior, a Zona de Processamento de Exportação do Sertão tem todas as condições de ser um diferencial para economia do RN e a parceria com o Governo do Estado é extremamente importante nessa nova fase. “A experiência positiva do Governo com a ZPE de Macaíba será muito importante para essa nova fase da ZPE do Sertão, assim como a diminuição da área e o novo modelo de gestão que trarão benefícios para o empreendimento, além de evitarmos interferências no projeto de irrigação que o Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) possui no município”.

Com um perfil capaz de atender os principais segmentos econômicos da região, como por exemplo, fruticultura (processamento das frutas) e mineração, a ZPE do Sertão passa a ter com a construção do Terminal Portuário, em Porto do Mangue, e do novo aeroporto em Mossoró dois importantes aliados na logística para o escoamento dos produtos da ZPE.

Atualmente a Prefeitura de Assú rescindiu o contrato com a empresa que administrava a ZPE do Sertão por descumprimento das obrigações e falta de condições de viabilizar a infraestrutura do projeto.

SEACOM–PMA / ASSECOM-SEDEC

0 Comentários:

Postar um comentário