domingo, 18 de março de 2012

Flona deve ganhar adaptações para receber fluxo turístico

ASSÚ - Recentemente alçado à condição de gestor da Floresta Nacional (Flona), gerida pelo Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), na cidade do Assu, o técnico Antonio Mauro Guimarães dos Anjos elegeu, como uma das primeiras prioridades, a melhor estruturação do espaço ambiental a fim de que outros projetos possam ser implementados.

"Nosso trabalho aqui vai ser basicamente o de desenvolver a pesquisa científica e abrir a Floresta Nacional para visitação pública", sintetizou Antonio Mauro.

Ele ressaltou que esta abertura do espaço ambiental para que possa ser visitado é de interesse de todas as esferas de governo, apesar de o local ser de administração federal.

Porém, segundo o gestor, o acesso das áreas de caatinga para que sejam visitados de modo sustentável também interessam à gestão municipal e ao Governo do Estado. Segundo ele, o objetivo é divulgar mais ainda o trabalho científico neste tipo de ecossistema que, registrou, vive permanentemente sob ameaça de agressão e destruição por uma série de fatores.

"Os fatores (de degradação do bioma) são muitos: desde a própria atividade econômica, mudanças climáticas, incêndios, etc.", observou. Antonio Mauro definiu que, neste primeiro ano de sua administração, o propósito é de investir na infraestrutura do espaço natural de modo a criar condições mais favoráveis para acolher visitantes e turistas. Citou o segmento estudantil como um público potencial para explorar a Flona. "Essa estruturação melhorará as condições de trabalho e permitirá maior divulgação do que aqui é realizado", justificou.

Afirmando que "há muita coisa pra fazer dentro da Floresta Nacional", o gestor frisou que tenciona procurar a Prefeitura do Assú a fim de estreitar laços de parceria e, em consequência disto, possibilitar a realização de alguns importantes investimentos dentro da reserva ambiental. "Minhas primeiras ações vão ser no sentido de fazer as reformas que têm que ser feitas", observou, acrescentando que há todo um cenário de deficiência nas instalações físicas, elétricas e hidráulicas da citada unidade de conservação ambiental mantida pelo ICMbio.

PROPOSTAS - Ainda no entendimento que buscará com a gestão pública municipal, Antonio Mauro disse que existe o pensamento de ser trabalhado um projeto de arborização do setor urbano e suburbano de todo o município. "Já há o interesse (da prefeitura) em fazer um planejamento da arborização pública, para incrementar a arborização na cidade, para que a gente tenha mais sombra e embelezar mais a cidade", destacou, frisando que, quanto mais árvores plantadas numa cidade, mais qualidade de vida é proporcionada à população. A implantação de um viveiro de mudas também está entre os planos. Este projeto seria executado numa parceria com a organização não-governamental Carnaúba Viva.

0 Comentários:

Postar um comentário