terça-feira, 12 de novembro de 2013

Assú realiza ações de prevenção no Novembro Azul


A Prefeitura do Assú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante este mês o “Novembro Azul”, dedicado à saúde do homem. Durante as atividades voltadas ao público masculino, a população será alertada sobre os sintomas, prevenção e a importância de fazer os testes que diagnosticam o câncer de próstata e o diabetes. Com esse objetivo haverá palestras e distribuição de panfletos (como foi feito no Outubro Rosa) e para ajudar na divulgação, prédios públicos do município serão iluminados de azul.

Durante o Novembro Azul os esforços serão concentrados, pois, historicamente, a conscientização dos homens com relação aos cuidados com sua própria saúde é mais difícil. Portanto, nesta terça-feira (12), acontecerá a primeira grande ação, quando todos os Postos de Saúde (zonas: rural e urbana), oferecerão atendimento diferenciado com orientações sobre o câncer de próstata e diabetes, verificação de pressão arterial e glicemia capilar, priorizando a população masculina e diabéticos, também serão realizadas consultas médicas, consultas de enfermagem e atendimentos odontológicos.

“Um dos principais alertas que fazemos é que estas duas doenças atacam de forma silenciosa e podem ser fatais, portanto, a prevenção é a melhor solução”. Destaca a secretária municipal de saúde Lucianny Edja.

DIABETES

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), esta doença crônica causada pela falta absoluta ou relativa da insulina no organismo, já atinge mais de 13,4 milhões de brasileiros, tornando o país o 4º do mundo em número de pessoas acometidas pelo diabetes, atrás apenas da China, Estados Unidos e Índia.

CÂNCER DE PRÓSTATA

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens – o primeiro é o de pele. Ele atinge principalmente homens com idade superior a 65 anos. A chance de cura é de 90%, no estágio inicial. Os sintomas são os seguintes: dificuldade em urinar e necessidade de urinar mais vezes durante o dia; dor nos ossos; infecção generalizada ou insuficiência renal. Em 2012, foram registrados no Brasil 60 mil novos casos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O exame para diagnosticar a doença inclui toque retal e coleta de sangue (PSA), mas somente uma biópsia pode confirmar se é câncer. Em 17 de novembro é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

SEACOM - PMA

0 Comentários:

Postar um comentário