quinta-feira, 31 de março de 2016

Prefeitura do Assú começa hoje a pagar salários do funcionalismo



A prefeitura do Assú inicia nesta quinta-feira, a liberação dos salários do funcionalismo público municipal referente ao mês de março em curso.

Hoje (31), recebem os funcionários das secretarias: Educação e Cultura; Governo; Administração e Recursos Humanos; Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente; Desenvolvimento Rural; Infraestrutura; Juventude, Esportes, Eventos e Turismo; Planejamento e Finanças; Tributação; Desenvolvimento Social e Habitação.

Na terça-feira (5) o desembolso será para os servidores da Secretaria Municipal de Saúde.

Fábio Faria nega ida para Ministério e afirma que PSD não pleiteia espaço no governo federal



O deputado federal Fábio Faria (PSD) vem esclarecer a respeito de nota publicada na coluna Roda Viva do Novo Jornal desta quinta-feira (31), assinada pelo jornalista Cassiano Arruda Câmara, que não procede a informação de que o parlamentar seria o nome para assumir o Ministério do Esporte.

Fábio Faria afirma que o PSD não pleiteia espaço no governo federal e esse assunto está fora da pauta do partido.

O momento, segundo o deputado, é de discutir os rumos do país, a retomada do crescimento e os efeitos que geram nos estados e municípios.

Dilma demite diretor-geral do Dnocs e da Conab, indicados do PMDB por Henrique Alves



A presidente Dilma Rousseff demitiu ontem o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes de Sousa, e o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Rogério Abdalla

De olho na votação do impeachment, a presidente Dilma Rousseff demitiu ontem o diretor-geral do Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs), Walter Gomes de Sousa, e o diretor da Companhia Nacional de Abastecimento, Rogério Abdalla. Ambos foram indicados pelo PMDB, partido que rompeu com o governo na última terça-feira. Ambas as exonerações estão publicadas na edição de hoje do Diário Oficial da União (DOU).

A direção do Dnocs é um dos cargos de segundo escalão mais cobiçados na região Nordeste. Sousa fora indicado para o posto pelo ex-deputado Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Na segunda-feira, Alves pediu exoneração do cargo de ministro do Turismo, o qual ocupava desde o ano passado.

Procuradoria oferece denúncia contra sete políticos do PP implicados na Lava Jato



A Procuradoria-Geral da República (PGR) ofereceu nesta quarta-feira, 30, denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra sete políticos do PP implicados na Operação Lava Jato. São alvos do pedido da PGR os deputados Arthur Lira (AL), Mário Negromonte Jr. (BA), Luiz Fernando Faria (MG), José Otávio Germano (RS), Roberto Britto (BA) e os ex-deputados Mário Negromonte (BA) e João Alberto Pizzolatti (SC).

Todos os políticos são acusados pelos crimes de corrupção passiva e ocultação de bens. Negromonte Jr. também foi denunciado por organização criminosa e por tentar atrapalhar as investigações.

A denúncia foi oferecida num inquérito que, inicialmente, investiga Pizzolatti por ser beneficiário do esquema de propinas instalado na Petrobrás. O pedido da PGR é sigiloso porque tem como base informações prestadas em acordos de delação premiada que ainda são mantidas em segredo no Supremo.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Assú segue na luta contra o Aedes aegypti



O combate ao mosquito Aedes aegypti não pode parar! Este é um dever de todos e deve ser uma ação contínua. Bastam apenas 10 minutos por semana para eliminar os focos do mosquito na nossa casa, e assim conseguiremos JUNTOS, livrar o Assú da dengue, chikungunya e zika vírus, que causa a microcefalia.

Segundo o Ministério da Saúde, até 19 de março, o Rio Grande do Norte já notificou 406 casos suspeitos de microcefalia; 81 foram confirmados, 35 foram descartados, e 290 permanecem em investigação.

Em Assú, as equipes de saúde seguem firmes nas ações de orientação da população e combate ao mosquito, através de palestras, rodas de conversas nas Unidades e mutirões na zona urbana e rural do município.

Prefeitura convoca beneficiários de residecial para assinarem contratos



O sonho da casa própria que parecia distante, a cada dia vai ficando mais próximo de acontecer para os 396 beneficiários do Residencial Maestro Cristóvão Dantas. A Prefeitura do Assú através da secretaria Municipal do Desenvolvimento Social e da Habitação que já fez acontecer no decorrer do período várias etapas, tais como: publicação no Diário Oficial do Município do Assu (assu.rn.gov.br) da lista dos pré-selecionados no processo de análise da instituição credora do empreendimento; afixação da lista em locais públicos para consulta e possíveis denúncias no tocante aos nomes pré-selecionados; sorteio dos endereços – quadra e o número da casa – de cada beneficiário e a intermediação da vistoria dos imóveis entre beneficiários e empresa construtora no objetivo de avaliar a estrutura dos imóveis e corrigir possíveis distorções, está convocando os 396 beneficiários do Residencial Maestro Cristóvão Dantas, edificadas por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida, para a assinatura dos contratos junto ao Banco do Brasil.

O importante momento ocorre nesta quarta-feira (30) e quinta (31), de 8h às 17h, no Cine Teatro Pedro Amorim. Na oportunidade, é necessário que os contemplados portem sua documentação pessoal (RG e CPF), no caso de conviver em união estável ou casado civilmente devem comparecer os dois, e se não souber ler/escrever comparecer com o seu procurador, que deve também está munido dos documentos pessoais.

Zenaide Maia cobiça Ministério da Saúde para votar contra impeachment de Dilma



Depois do rompimento do PMDB com a presidente Dilma Rousseff e o pedido de exoneração do ministro Henrique Alves, do Ministério do Turismo, a deputada federal do PR, Zenaide Maia, cobiça ocupar o cargo de ministra da Saúde, na nova configuração da equipe ministerial, mas a chance dela emplacar é praticamente zero.

Para votar contra o processo de impeachment na Câmara dos Deputados, a potiguar Zenaide Maia, que é médica pediatra, ganharia de mãos beijadas o cargo de ministra da Saúde, já que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a presidente concordam com a necessidade de aumentar o espaço de aliados como PP e PR.

A outra opção para a deputada Zenaide Maia ficar contra o impeachment, é que o PR do RN fique com todos os cargos no Estado hoje ocupados por peemedebistas ligados ao ex-ministro Henrique Alves. O deputado George Soares esta feliz igual a pinto em beira de cerca com essa possibilidade.

terça-feira, 29 de março de 2016

Robinson solicita ao Banco do Brasil celeridade na liberação de recursos para obras no RN



O governador Robinson Faria se reuniu na manhã desta terça-feira (29) em Brasília com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e o presidente do Banco do Brasil, Alexandre Corrêa Abreu, para tratar das operações de créditos.

O empréstimo de R$ 850 milhões que o Estado vem pleiteando junto ao Banco do Brasil desde o final de 2014 foi um dos principais assuntos da audiência. O plano de aplicação do empréstimo foi aprovado pela Assembléia Legislativa em 2015, e prevê a utilização dos recursos para a conclusão de obras de infraestrutura no Rio Grande do Norte, além de investimentos na segurança e saúde.

Na ocasião, Robinson Faria pediu celeridade no processo de liberação dos recursos. "Todas as informações demandadas ao Estado vem sendo sistematicamente cumpridas. Agora, aguardamos a análise pela equipe técnica do banco para o processo ser encaminhado para a Secretaria do Tesouro Nacional. Estamos acompanhando de perto todos os passos e torcemos pela rápida liberação do valor para concluir obras fundamentais para a melhoria da qualidade de vida e atendimento à população", afirmou.

Jucá diz que, a partir de hoje, ninguém ocupará cargo no governo em nome do PMDB



Responsável por conduzir nesta tarde a convenção peemedebista que selará o desembarque do governo Dilma Rousseff, o senador Romero Jucá (PMDB-RR) afirmou nesta terça-feira, 29, que a partir de hoje ninguém ocupará cargo no Executivo Federal em nome do partido. Primeiro vice-presidente da legenda, Jucá mandou um recado para os integrantes da legenda que quiserem continuar no governo e deixou no ar a possibilidade de ocorrer uma penalidade. "Cada um responde pelos seus atos", disse, na chegada ao gabinete da presidência do partido.

Para o senador, não haverá um "desembarque" do governo, porque há pessoas no PMDB que nunca estiveram "embarcadas", como ele próprio - ex-líder do governo Lula e Dilma, ele votou em 2014 no tucano Aécio Neves. "Esse termo (desembarque) não funciona para mim, é um posicionamento político (da legenda)", destacou.

Jucá informou que o presidente do PMDB e vice-presidente Michel Temer não participará do encontro, marcado para as 15 horas, por ser parte da discussão. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), também não deve comparecer, segundo ele. "A partir de agora ele (Renan) toma uma posição institucional que vai julgar esse processo e, portanto, a questão partidária, ele não quer participar disso", afirmou.

Dilma deve cancelar viagem aos EUA e impedir que Temer assuma a Presidência temporariamente



A presidente Dilma Rousseff não deve viajar para Washington na quinta-feira, 31, onde participaria da 4ª Cúpula Sobre Segurança Nuclear.

Até o momento, não há uma confirmação oficial sobre o cancelamento da viagem, mas auxiliares da presidente afirmam que, com o avanço do processo do impeachment na Câmara, ela não quer se ausentar do governo nas próximas semanas.

A decisão de não ir aos Estados Unidos também evita que o vice-presidente Michel Temer assuma a Presidência dois dias depois de o seu partido, o PMDB, decidir romper com o governo. Segundo a Constituição, quando o presidente viaja para fora do Brasil, quem fica no seu lugar é o vice.

Nesta terça, o PMDB aprovou o desembarque da base aliada por aclamação. Durante o ato, que durou menos de cinco minutos, os peemedebistas gritavam "Fora PT" e ¨Temer presidente". Temer, que assume a Presidência caso haja o impeachment, não compareceu ao evento.

STF analisa nesta quinta-feira se processos contra Lula ficam com Moro



Está marcada para esta quinta-feira a análise no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a decisão liminar (provisória) do ministro Teori Zavascki, relator do petrolão no Supremo, que decretou sigilo sobre os grampos telefônicos que flagraram diálogos entre a presidente Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula.

Em sua decisão, Teori também pediu que o juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Operação Lava Jato em Curitiba (PR), enviasse à Corte todas as investigações sobre o ex-presidente e não apenas as ligações telefônicas interceptadas, como ele havia decidido. Dessa forma, também foram enviadas as apurações sobre ocultação patrimonial em relação ao sítio de Atibaia (SP) e ao tríplex no Guarujá, no litoral paulista.

A perspectiva é de que o colegiado apenas referende a decisão de Teori e não discuta o mérito do caso, já que o ministro pediu manifestações de Moro e da Procuradoria-Geral da República, mas os ofícios ainda não chegaram ao Supremo. O despacho foi proferido na semana passada e atendeu a recurso protocolado pela Advocacia-Geral da União. Por causa da liminar, considerada benéfica ao governo, Teori passou a ser alvo de críticas de defensores do afastamento da presidente Dilma Rousseff.

PMDB entregará 7 pastas e 600 cargos no rompimento com Dilma



Em um raro movimento de união partidária na história do partido, o PMDB vai aprovar na tarde desta terça-feira (29) o rompimento com o governo da presidente Dilma Rousseff. A decisão, que deve ser tomada por aclamação em convenção partidária e levará à entrega de sete ministérios e outros 600 cargos na máquina pública federal, tem por objetivo fortalecer o vice-presidente e presidente do partido, Michel Temer, beneficiário direto de um eventual impeachment de Dilma.

A iniciativa do PMDB, maior partido da Câmara e do Senado e que preside as duas Casas Legislativas, reforça também o isolamento da presidente às vésperas da votação do pedido de abertura de processo de afastamento dela pelos deputados.

Na conversa que teve em São Paulo no domingo (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tentou em vão dissuadir o presidente do partido de comandar um afastamento do partido em relação ao governo. Na ocasião, o vice deixou claro que o partido trabalhará pelo impeachment de Dilma.

Estratégia agora será negociar no varejo, afirma Lula



Um dia depois de se reunir com o vice-presidente Michel Temer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu nesta segunda-feira, 28, em São Paulo, que o PMDB deve formalizar na reunião de hoje do partido o desembarque do governo Dilma Rousseff.

Segundo Lula, o objetivo agora é negociar com os peemedebistas no varejo para tentar manter o maior número possível de parlamentares da legenda na base do governo. Ele citou seu primeiro ano de mandato, em 2003, quando o PMDB decidiu integrar o governo, mas lideranças de vários Estados se mantiveram na oposição.

"Vai acontecer o que aconteceu em 2003 e vamos ter uma espécie de coalizão sem a concordância da direção. Não sei se é possível mas acho que é", disse o ex-presidente em entrevista a meios de comunicação estrangeiros ontem de manhã em um hotel em São Paulo.

Ministério Público investiga acesso aos cargos de procurador da Assembleia Legislativa



O Ministério Público do Rio Grande do Norte instaurou inquérito civil para investigar a regularidade do acesso aos cargos de procurador da Assembleia Legislativa potiguar. A portaria que instaura a investigação, assinada pela promotora Hellen de Macêdo Maciel, foi publicada na edição desta terça-feira (29) do Diário Oficial do Estado (DOE).

O documento diz que tem como fundamento legal o artigo 37 da Constituição Federal, que estabelece que "a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, de acordo com a natureza e a complexidade do cargo ou emprego".

O objetivo do inquérito é apurar se os cargos de procurador da Assembleia são ocupados de forma legal e, caso haja irregularidade, de quem é a responsabilidade por isso. A investigação teve início em uma representação do Centro de Apoio Operacional às Promotorias do Patrimônio Público do MP potiguar.

Janot defende ao STF posse de Lula, mas pede manutenção de investigações com Moro



O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, enviou ao Supremo Tribunal Federal nesta segunda-feira, 28, um parecer em que defende a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civil. Ao ver indícios de irregularidade na nomeação do petista, porém, Janot pede que as investigações sobre ele sejam mantidas na justiça de primeiro grau, ou seja, nas mãos do juiz Sérgio Moro, em Curitiba.

A nomeação de Lula como ministro de Estado confere ao ex-presidente o chamado foro por prerrogativa de função, chamado de "foro privilegiado". Com a posse, todas as investigações a seu respeito são automaticamente remetidas ao STF. "A nomeação e a posse apressadas do ex-presidente teriam como efeitos concretos e imediatos a interrupção das investigações (...) e a remessa das respectivas peças de informação ao STF e à PGR", escreveu o procurador-geral da República.

Segundo Janot, do ponto de vista "estritamente jurídico", não há obstáculos para a nomeação de Lula como ministro. No entanto, há indícios que sugerem que sua indicação teve intuito de alterar o foro competente para investigá-lo na Lava Jato. Por isso, o procurador-geral da República viu "desvio de finalidade" no ato da presidente Dilma Rousseff em nomear o petista para o cargo.

segunda-feira, 28 de março de 2016

Robinson Faria estende prazo para regularização de ciclomotores



O Governo do Estado decidiu estender o prazo para a regularização dos ciclomotores, conhecidos popularmente como "cinquentinhas", adquiridos antes de 31 de julho de 2015. O processo de registro e licenciamento dos veículos, coordenado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Norte (Detran-RN), seria finalizado nesta segunda-feira (28), mas através de nova portaria a ser publicada amanhã (29) no Diário Oficial do Estado (DOE) o prazo será acrescido em 30 dias. Assim, os proprietários de "cinquentinhas" terão até o fim de abril para regularizar os veículos. Os ciclomotores são veículos de duas ou três rodas, cuja cilindrada não ultrapasse 50cc e a velocidade máxima não ultrapasse os 50 km/h.

A decisão pela edição da nova portaria partiu do governador Robinson Faria. "Resolvemos aumentar o prazo para atender aos pedidos dos condutores, permitindo que os proprietários dos ciclomotores de todo o estado tenham tempo suficiente para regularizar seus veículos", disse o chefe do poder Executivo.

Prefeitura lança IPTU 2016



A Prefeitura do Assú através da secretaria de Tributação, lançou o seu IPTU 2016 e a taxa de coleta, transporte e destinação do lixo da cidade. De acordo com informações do secretário de Tributação, Erivaldo Medeiros, os avisos de lançamentos (Carnês de Pagamento) serão enviados ao endereço do contribuinte até o dia 02 de maio.

Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê, ele deverá solicitar o mesmo na Secretaria de Tributação ou via e-mail (tributacao@assu.rn.gov.br) em até 24h antes do vencimento para pagamento à vista ou parcelado. O pagamento das guias poderá ser feito em qualquer agência bancária do Banco do Brasil, Correios ou em seus respectivos correspondentes bancários.

Deputado Nélter Queiroz sugere mudanças na fiscalização do contorno de Caicó



O deputado estadual Nélter Queiroz (PMDB), após ouvir o Colegiado de Líderes na Assembleia Legislativa, apresentou à Mesa Diretora da Casa requerimento encaminhado ao superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Rio Grande do Norte, Ezio Gonçalves dos Reis.

Nélter está solicitando ao órgão federal o fim da fiscalização pela Polícia Federal e a remoção dos radares eletrônicos de todo o perímetro urbano do município de Caicó. Ele solicitou que uma cópia do requerimento seja encaminhada ao presidente da Câmara Municipal de Caicó, vereador Nildson Dantas, e ao prefeito da cidade, Roberto Germano.

De acordo com o deputado Nélter Queiroz, a construção do Contorno Viário de Caicó alterou o percurso da BR-427, que antes cruzava o perímetro urbano, mas agora passa por fora da cidade, sendo desnecessários, portanto, a fiscalização.

Câmara dos Deputados votará impeachment com fragmentação partidária recorde



A Câmara dos Deputados votará o afastamento da presidente Dilma Rousseff em meio a um nível recorde de fragmentação partidária, o que dificultará a governabilidade do país seja qual for o desfecho do processo.

Hoje, nada menos de 25 partidos têm assento na Casa. Os três maiores -PMDB, PT e PP, pela ordem- reúnem juntos pouco mais de um terço dos deputados federais.

Entre as siglas que encabeçaram as últimas seis disputas presidenciais, o PT amarga a menor bancada desde que chegou ao Palácio do Planalto, enquanto o PSDB encolheu à metade nos tempos de oposição, em relação aos anos do governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.

A estreante Rede abriga a ex-senadora pelo Acre Marina Silva (ex-PT, ex-PV e ex-PSB), líder nas pesquisas de intenção de voto à Presidência, e apenas cinco deputados. O folclórico Partido da Mulher Brasileira tem apenas um -do sexo masculino.

quinta-feira, 24 de março de 2016

Fortune coloca Moro em 13.º lugar do ranking 'maiores líderes' do mundo



A revista americana Fortune, em sua edição publicada nesta quinta-feira, 24, colocou o juiz Sérgio Moro no 13.º lugar do ranking 'maiores líderes' do planeta.

A lista tem cinquenta nomes. O juiz da Operação Lava Jato – investigação sobre esquema de corrupção, cartel e propinas na Petrobrás, entre 2004 e 2014 – é o único brasileiro no index, surgindo à frente do vocalista Bono Vox, da banda irlandesa U2.

Segundo a tradicional publicação, Moro é o Eliot Ness brasileiro, uma referência ao famoso agente do FBI americano que derrubou o império de Al Capone em Chicago, nos anos 1930. Ness inspirou o filme 'Os Intocáveis'.

Em dezembro, o prestigioso jornal francês Le Monde publicou um perfil de Moro. A jornalista Claire Gatinois descreve o magistrado como 'um pequeno juiz de província', 'moreno de queixo quadrado', 'odiado e temido por políticos', mas 'adulado pelos cidadãos brasileiros'.

O jornal afirmou que a Lava Jato é um escândalo que pode transformar o Brasil e comparou Moro a Eliot Ness.

Desemprego fica em 9,5% de novembro a janeiro e é o maior em 4 anos



A taxa de desemprego no país ficou em 9,5% no trimestre encerrado em janeiro, segundo os dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios (Pnad), divulgada nesta quinta-feira pelo IBGE. O resultado acelerou frente ao trimestre imediatamente anterior, encerrado em outubro, quando a taxa foi de 9% e é o pior da série histórica, iniciada em 2012. Também cresceu, 2,7 ponto percentual, em comparação ao mesmo trimestre do ano anterior, quando a taxa ficou em 6,8%. O levantamento engloba dados de todos os estados do país.

A população desocupada foi estimada em 9,6 milhões de pessoas, crescimento de 6% ou mais 545 mil pessoas em relação ao trimestre de agosto a outubro de 2015. Na comparação com igual trimestre do ano passado, subiu 42,3% ou mais 2,9 milhões de pessoas a procura de trabalho. Este número de dispensas é o maior já registrado em um ano na pesquisa do IBGE.

Já a população ocupada, de 91,7 milhões de pessoas, apresentou redução de 0,7% quando comparada com o trimestre de agosto a outubro de 2015 — 656 mil pessoas a menos. Em comparação com igual trimestre de 2015, foi registrada queda de 1,1%, (1 milhão de pessoas a menos).

Políticos potiguares emitem nota sobre recebimento de dinheiro da Odebrecht



A Operação Lava-Jato segue apurando o envolvimento de políticos brasileiros com empreiteiras. Na terça-feira, 22, a Polícia Federal (PF) revelou tabelas com os nomes de mais de 200 políticos de 24 partidos que receberam dinheiro nas campanhas municipais do ano 2012 e para as eleições de 2010 e de 2014. Na lista, aparecem os nomes de quatro políticos potiguares: o Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves (PMDB), Garibaldi Alves (PMDB), o senador José Agripino (DEM) e o deputado federal Rogério Marinho (PSDB).

Os documentos foram apreendidos na casa de Benedicto Barbosa da Silva Junior, presidente da Odebrecht Infraestrutura, liberado pela Justiça após ser preso temporariamente na 23ª fase da Operação Lava Jato. As planilhas, porém, não deixam claro se as doações foram feitas de forma legal ou se compõem caixa 2 de campanha.

Robinson Faria assina ordem de serviço para saneamento no aniversário de Apodi



Cumprindo agenda no município de Apodi, que comemora 181 anos de emancipação política nesta quarta-feira (23), o governador Robinson Faria deu a ordem de serviço para as obras de esgotamento sanitário da cidade e reativou o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Agricultura Familiar. A solenidade aconteceu na Praça Francisco Pinto, Centro.

A obra de saneamento, orçada em mais de R$ 1,5 milhão, atenderá aos principais bairros da cidade, beneficiando cerca de 9.500 pessoas. No prazo de um ano, serão realizadas cerca de 1.500 novas ligações domiciliares, além de melhorias na estação de tratamento de esgoto e entregue um novo emissário de recalque.

"Num momento em que há tantas doenças preocupando a população, como o Zika vírus e a Dengue, percebam que esta obra tem também a finalidade de preservar vidas. E daqui a um ano, eu quero voltar para inaugurar esta ação que merece muita festa da população de Apodi" assinalou o governador, que anunciou ainda para a cidade um programa de habitação e a implantação do Microcrédito Empreendedor.

Lava Jato respeita rigorosamente as leis, segundo a ministra do STF Cármen Lúcia



A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia afirmou na noite desta quarta-feira que não há abuso de poder na Operação Lava Jato. Questionada se há politização nas investigações que revelaram o esquema de corrupção na Petrobras, Cármen Lúcia respondeu: "Não. Estão sendo observadas rigorosamente a Constituição e as leis". A ministra esteve no Rio de Janeiro para receber um prêmio do jornal O Globo.

Cármen Lúcia também declarou que não vê sinais de abuso do Judiciário na Lava Jato. "A atividade do Judiciário é acionada pelos interessados, pelo cidadão. O Poder Judiciário não atua isoladamente, não atua de ofício, como nós dizemos. Atua por provocação. Então, quando se fala em ativismo judicial, é que o Judiciário ultrapassaria [suas atribuições] e não há demonstração nenhuma de que isso esteja acontecendo", afirmou.

Impeachment - A ministra minimizou as declarações da presidente Dilma Rousseff, que chamou o processo de impeachment que corre contra ela de tentativa de "golpe". "Não acredito que a presidente tenha falado que impeachment é golpe. Impeachment é um instituto previsto constitucionalmente. O que não pode acontecer de jeito nenhum é impeachment nem ou qualquer tipo de processo político-penal ou penal sem observar as regras constitucionais", afirmou.

Cármen Lúcia disse que entendeu as palavras da petista como um "alerta" de que a Constituição tem de ser respeitada. "Acredito que ela [Dilma] esteja exercendo, primeiro, a liberdade de expressão. Segundo, apenas um alerta no sentido de que é preciso que se observem as leis da República e isso com certeza, em um estado democrático, está sendo observado", afirmou.

quarta-feira, 23 de março de 2016

Marcelo Odebrecht decide fazer acordo de delação premiada



Condenado a quase 20 anos de prisão pelo juiz federal Sergio Moro, o maior empreiteiro do país e herdeiro do Grupo Odebrecht, Marcelo Odebrecht, decidiu fazer acordo de delação premiada na Operação Lava Jato e já começou a colaborar com as investigações sobre o esquema de corrupção na Petrobras, como revelou a coluna Radar. Nas últimas fases da Lava Jato, foi colhida uma avalanche de provas contra o executivo, deixando a defesa técnica cada vez mais difícil.

Além de Marcelo Odebrecht, também vão colaborar com a justiça todos os executivos ligados à Odebrecht e investigados na Operação Lava Jato. O conglomerado fundado por Norberto Odebrecht também aceitou celebrar um acordo de leniência, que é o equivalente à delação premiada para as empresas. Com isso, o grupo deve se comprometer a pagar uma multa bilionária e tenta não ser banido de contratos futuros com a administração pública.

"As avaliações e reflexões levadas a efeito por nossos acionistas e executivos levaram a Odebrecht a decidir por uma colaboração definitiva com as investigações da Operação Lava Jato", disse em nota a Odebrecht. A concorrente Andrade Gutierrez, que teve os executivos presos na mesma fase em que Marcelo Odebrecht foi levado à cadeia, também fechou acordo de leniência e aceitou pagar multa de 1 bilhão de reais. Nos depoimentos de colaboração com a justiça, a Andrade implicou a campanha da presidente Dilma Rousseff e admitiu aos investigadores ter desembolsado propina para vencer a disputa para a construção e revitalização de estádios para a Copa do Mundo e para participar de obras na usina de Belo Monte, no Rio Madeira.

Senado isenta templos religiosos que usam imóvel alugado de IPTU



O Senado aprovou, na noite desta terça-feira (22), a PEC que isenta todos os templos religiosos do pagamento de IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), ainda que o imóvel seja alugado.

Com a votação desta noite, em segundo turno, o texto segue para a Câmara dos Deputados, onde há um regime de tramitação mais longo para Propostas de Emendas à Constituição. Lá, após ter a admissibilidade avaliada pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), segue para uma comissão especial que é formada para analisar o mérito do texto.

Em seu relatório, o senador Benedito de Lira (PP-AL), explica que, atualmente, conforme entendimento firmado pelo STF (Supremo Tribunal Federal), "não apenas os imóveis de propriedade de templos efetivamente utilizados em suas atividades são imunes, mas também aqueles porventura alugados a terceiros cuja renda seja revertida em benefício das finalidades do templo".

Contudo, quando o imóvel utilizado pelo templo é propriedade de terceiros, não há, hoje, a incidência da imunidade. "O reconhecimento da não incidência de impostos deve observar o exercício da atividade religiosa, e não apenas o contribuinte formal do IPTU. Ou seja, mesmo nos casos de a entidade religiosa não ser a proprietária do bem imóvel onde exerce suas atividades, o IPTU não deve incidir", conclui Lira.

terça-feira, 22 de março de 2016

Secretaria Estadual dos Recusos Hidricos repassa andamento das obras sociais de Oiticica



O Secretário Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Mairton França, se reuniu mais uma vez com o Movimento dos Atingidos e Atingidas Pela Construção da Barragem de Oiticica para conversar sobre os avanças das obras sociais envolvidas no empreendimento. O encontro aconteceu ontem (21), na igreja de Barra de Santana, em Jucurutu, e também contou com a participação do Procurador Francisco Sales, da Procuradoria Geral do Estado (PGE), com o Dr. Herval Sampaio, juiz titular do Centro Judiciário de soluções de Conflitos e cidadania, do Tribunal de Justiça do RN e com o Procurador da República, Bruno Lamenha.

Durante a reunião, os representantes das instituições envolvidas no processo fizeram um relato das iniciativas tomadas, por parte do governo, para atender as demandas sociais e econômicas que atenderão à comunidade. "A ordem do Governador Robinson Faria é que seja mantida uma relação próxima com o movimento, para escutar seus pleitos e mantê-los sempre informados de como está sendo conduzido o processo, inclusive das dificuldades enfrentadas pelo governo estadual" destaca Mairton França.

Ministra do STF, Rosa Weber nega ação de Lula contra decisão do Gilmar Mendes



A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou nesta terça-feira, 22, o seguimento em uma ação ajuizada pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para suspender parte da decisão do ministro Gilmar Mendes, na sexta-feira passada. Ainda cabe recurso da decisão.

A defesa de Lula pedia para que Rosa suspendesse a decisão de Mendes de enviar a investigação sobre o ex-presidente de volta a Moro, responsável pela Lava Jato na Justiça Federal em Curitiba, Paraná. Rosa Weber considerou que não cabe habeas corpus questionando a decisão de ministro do Supremo. "– Esta Corte já firmou jurisprudência no sentido de não caber habeas corpus contra ato de Ministro Relator", afirmou no despacho.

A ministra não discute, em seu despacho, o mérito da questão, e menciona a "delicadeza e complexidade do tema de fundo" para negar o pedido da defesa do ex-presidente.

Nélter Queiroz solicita retomada de obras federais



O deputado Nélter Queiroz (PMDB) externou nesta terça-feira (22), em pronunciamento na sessão plenária da Assembleia Legislativa, a sua preocupação quanto ao repasse de recursos federais para os estados e municípios brasileiros. Segundo o parlamentar, os contratos e obras no Rio Grande do Norte, que dependem do Governo Federal, estão sendo paralisados.

"Faço um apelo ao Governo Federal para que coloque para funcionar os projetos importantes que estão em andamento no país e nos municípios potiguares. As construtoras contratadas pelos vários Ministérios Federais estão parando as obras para construção de praças, quadras, ginásios esportivos e muitas outras", disse Nélter.

De acordo com o parlamentar, os municípios sofrem com a queda no repasse de recursos do Fundo de Participação dos Municípios e pela não liberação de emendas federais. "É preciso que os recursos sejam liberados para que o Brasil volte a funcionar e tenhamos o retorno do processo de geração de emprego e renda e a retomada das obras", declarou Nélter.

Polícia Federal deflagra 26ª fase da Lava-Jato e tem Odebrecht como alvo



A Polícia Federal deflagra na manhã desta terça-feira a 26ª fase da Operação Lava-Jato cumprindo mandados em São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Bahia, Piauí, Distrito Federal, Minas Gerais e Pernambuco. As sedes da empreiteira Odebrecht na capital baiana e no Distrito Federal são alvos de buscas.

Este é o desdobramento da 23ª fase da Lava Jato, que levou para trás das grades o marqueteiro do PT João Santana e sua mulher e sócia, Monica Moura. A nova fase foi batizada de "Xepa".

Cerca de 380 Policiais Federais cumprem 110 ordens judiciais, sendo 67 mandados de busca e apreensão, 28 mandados de condução coercitiva, 11 mandados de prisão temporária e 04 mandados de prisão preventiva.

Os trabalhos têm em vista, segundo a Polícia que, em decorrência da análise de parte do material apreendido, descortinou-se um esquema de contabilidade paralela no âmbito do Grupo Odebrecht destinado ao pagamento de vantagens indevidas a terceiros, vários deles com vínculos diretos ou indiretos com o poder público em todas as esferas.

Vereador "Pipa" participa de reunião que debateu o fortalecimento da Cultura assuense



Aconteceu na manhã desta segunda-feira, 21, na sala de reuniões da Câmara Municipal do Assú, importante encontro com alguns vereadores – dentre eles o edil Flávio Cruz da Fonseca, "Pipa" -, representantes da Educação e Cultura do município e artistas locais abordando ações propostas pelo governo do Rio Grande do Norte em trazer benefícios objetivando o fortalecimento da Cultura na "Terra dos Poetas."

Na oportunidade o secretário municipal de Educação e o secretário adjunto de Cultura, professor Raimundo Inácio e Gilvan Lopes, respectivamente, expuseram propostas apresentadas pela Fundação José Augusto e outros projetos indicados por artistas. "Esta discussão é bastante salutar, pois a cultura de nosso município precisa ser fortalecida cada vez mais. Um dos principais pontos debatidos foi a necessidade de reforma do prédio onde hoje funciona a Casa de Cultura pelo estado", afirma "Pipa".

Novas discussões acerca deste assunto deverão acontecer nos próximos dias e o vereador "Pipa" já consulta artistas do Assú para que a sua decisão seja guiada pelo anseio do povo assuense.

Tribunal de Justiça manda prefeito do RN exonerar parente de cargo comissionado



Os desembargadores, que integram a 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, mantiveram a condenação imposta ao Município de Espírito Santo, para que suspenda os efeitos dos atos de nomeação e posse no exercício do cargo/função de chefe de gabinete ou secretária municipal, de Fabiana de Souza Araújo, sobrinha do prefeito Chico Araújo. O julgamento se refere ao Agravo de Instrumento com Suspensividade nº 2015.018300-1, movido pelo ente público.

A decisão da Câmara também definiu que o não cumprimento pode incorrer na prática de improbidade administrativa e demais cominações previstas em lei.

O município argumentou, no recurso, que, à época da Recomendação Ministerial, já havia exonerado Fabiana de Souza Araújo do cargo de Chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Espírito Santo através da Portaria n.º 015/2014-GP, diante da denúncia existência de prática de nepotismo, alegando ter sido juntada cópia daquela Portaria aos autos.

Alegou ainda que, posteriormente, nomeou a servidora aludida para ser Secretária Municipal de Administração, sendo tal cargo de natureza política, não infringindo a regra normativa que veda o nepotismo, não cabendo ao Judiciário adentrar no âmbito da discricionariedade da Administração Pública a fim de analisar de forma subjetiva qual seria a função e/ou tarefas administrativas desempenhadas por um Secretário Municipal.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Deputado José Adécio na festa de 'São José' em Angicos



A festa de São José, em Angicos, contou com a participação do Deputado José Adécio, devoto fiel e participante desde infância das comemorações do padroeiro da cidade.

Adécio, como é carinhosamente conhecido na cidade e região, esteve na missa celebrada pelo pároco Gilmar Victor neste último sábado 19/03, momento em que foi acompanhado pelo o Prefeito da cidade Júnior Batista, pelo Vereador Grimaldi e pelo o Prefeito de Afonso Bezerra, Jackson Bezerra.

Em companhia do Deputado também estiveram o Senador Garibaldi Alves Filho, a Senadora Fátima Bezerra, o Ministro do Turismo Henrique Eduardo Alves, o deputado federal Walter Alves e correligionários.

Deputado Nelter Queiroz luta por pequenos produtores de Assú





O deputado estadual Nelter Queiroz (PMDB) esteve na manhã desta segunda-feira (21), na sede da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – SEMARH, em reunião com o titular da pasta, Mairton França, para discutir demandas de pequenos produtores da Várzea, comunidade rural do município de Assú.

"Levei ao encontro do secretário Mairton, o vereador assuense Everaldo Marques e uma comissão de pequenos produtores da Várzea. Nossa luta foi pela liberação de uma máquina para perfurar poços que beneficiem os pequenos produtores da localidade, que estão sofrendo em decorrência da estiagem prolongada", disse Nelter

Prefeitura definirá ações para o Revezamento da Tocha Olímpica em Assú



A Prefeitura do Assú através da Força Tarefa da Cidade, responsável por organizar os preparativos para o Revezamento da Tocha dos Jogos Olímpicos Rio 2016, comunica a população que haverá reunião nesta terça – feira (22), a partir das 19h30 no Cine Teatro Pedro Amorim.

Segundo o líder da Força Tarefa, Dailson Machado, a reunião será um espaço aberto para apresentação de ideias, discutindo de forma democrática com a população a melhor maneira para fazer do dia 06 de junho de 2016, um marco histórico para uma das cidades escolhidas para receber a Tocha Olímpica do RIO 2016.

Dailson Machado ressalta a importância da presença da população em geral e de representantes de entidades dos mais diversos segmentos, para garantir o sucesso da participação do município do Assú no maior evento esportivo do planeta.

sexta-feira, 18 de março de 2016

Presidente do Pros se Reune com Lideranças em Mossoró



Prefeito Ivan Júnior e vereador Breno Lopes levam pauta de propostas para Robinson Faria



O governador Robinson Faria divulgou nas redes sociais que recebeu hoje (18) em seu gabinete, o prefeito de Assú, Ivan Júnior, e o presidente da Câmara Municipal do Assú, Breno Lopes.

Robinson revelou que eles levaram uma pauta de propostas para o município de Assú. Entre os assuntos pautados, a reforma do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, o aumento do efetivo da Polícia Militar e de convênios para obras de pavimentação e perfuração de poços.

Participaram da reunião o secretário de Articulação Política, Hudson Brito, o vereador Valdson Bezerra e Patrício Junior.

Deputado Fábio Faria destina R$ 500 mil em emendas para saúde do município do Assú



A prefeitura de Assú conseguiu que o município fosse contemplado com mais duas emendas do deputado federal Fábio Faria, desta vez, para a área de saúde, que totalizam R$ 500 mil reais. O prefeito Ivan Júnior agradece ao empenho e esforço dos auxiliares no cumprimento dos prazos para garantir esses recursos para o município, e principalmente, a parceria do deputado Fábio Faria, que permite que a administração municipal possa levar mais benefícios à população.

A primeira emenda de R$ 250 mil será destinada para a Atenção Especializada através da emenda nº 24090011, usada para aquisição de equipamentos para o setor de pronto atendimento da UPA; A segunda emenda de mesmo valor vai para a Atenção Básica, através da emenda nº 24090012, que será utilizada para a compra de ar condicionados e computadores para as Unidades Básicas de Saúde de Lagoa do Ferreiro, Vertentes e Frutilândia

Emenda da deputada Zenaide Maia ajudará na compra de equipamentos para UPA de Assú



A prefeitura de Assú trabalha para garantir os recursos necessários para aquisição de equipamentos para Unidade de Pronto Atendimento (UPA), orçados em aproximadamente 1,3 milhão de reais. Desse montante R$ 300 mil estão assegurados através de emenda nº 37840004 da deputada federal Zenaide Maia.

A emenda é destinada para a compra de equipamentos que serão utilizados para instrumentação do setor de radiologia da Unidade, proporcionando assim, a ampliação dos serviços ofertados a população no município. O município agradece a deputada federal Zenaide Maia a destinação desse recurso, e espera contar com mais emendas para outras áreas que possibilitarão mais qualidade de vida à população.

Prefeitura do Assú garante emenda de Rafael Motta de 300 mil em equipamentos para UPA



A Prefeitura do Assú através da Secretaria Municipal de Saúde garantiram mais uma emenda parlamentar para a área de saúde no valor de R$ 300 mil do deputado federal Rafael Motta.

A emenda impositiva nº37420005 de 300 mil reais do deputado federal Rafael Motta será para a compra de equipamentos para a UPA, com direcionamento para o setor de Urgência da Unidade de Pronto Atendimento.

O prefeito Ivan Junior tem se esforçado na articulação politico institucional junto aos parlamentares potiguares, e agradece o comprometimento de sua equipe e a prontidão com que sua solicitação foi atendida pelo deputado federal Rafael Motta, com recursos que irão melhorar o atendimento da saúde no município.

Robinson Faria: “Carlos Augusto Maia está preparado para defender Parnamirim”



Durante o ato de filiação do deputado Carlos Augusto Maia ao Partido Social Democrático (PSD), nesta quinta-feira (17), em Parnamirim, o governador Robinson Faria destacou que o nome do pré-candidato a prefeito da terceira maior cidade do Estado sairá da oposição. “Carlos Augusto é o único representante da Assembleia na cidade, um homem de verdade, idealista, ousado, preparado para defender Parnamirim, como já tem feito na Assembleia Legislativa do RN. Um nome natural vai surgir e o povo, que é sábio, já sabe qual é este nome. É uma honra e um privilégio receber Carlos Augusto Maia em nosso partido”, falou o governador.

Robinson destacou ainda que a atual gestão desgoverna a cidade e que a oposição está unida. Ele também relembrou sua própria campanha para governador, que contou com o apoio do deputado Carlos Augusto até o último momento. “O destino colocou Carlos Augusto no meu caminho quando eu mais precisava. Depois do primeiro turno, quando os deputados já estavam eleitos, muitos viajaram para descansar, mas Carlos me procurou e disse que só pararia de fazer campanha quando eu fosse o governador do Estado”, lembrou.

PP faz dia de filiações e anuncia pré-candidatura de Rosalba em Mossoró



O presidente estadual do PP, ex-deputado Betinho Rosado, anunciou nesta quinta-feira (17), a pré-candidatura da ex-governadora Rosalba Ciarlini à prefeitura de Mossoró. O anúncio se deu no momento em que o vereador Francisco Carlos assinou sua ficha de filiação ao partido.

Outro anúncio realizado por Betinho Rosado foi o da pré-candidatura do ex-prefeito de Baraúna, José Araújo. “Esse é um momento importante para o PP, que até o final do mês estará trabalhando em novas filiações e discutindo parcerias. As filiações de hoje são muito valorosas e fortalecerão os nossos quadros”, destacou o ex-deputado.

Em Mossoró, mais de 70 pessoas assinaram fichas de filiação nesta quinta. Quem também acompanhou o ato foi o ex-vereador Chico da Prefeitura, tradicional aliado do grupo. Ao discursar, ele disse que as pessoas tem pedido o seu retorno à Câmara Municipal. O deputado federal Beto Rosado justificou sua ausência devido à instalação da Comissão que vai julgar a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Roussef, na Câmara dos Deputados.

quinta-feira, 17 de março de 2016

Reunião discute fortalecimento da saúde municipal em Assú



O Prefeito Ivan Júnior, juntamente com a Secretária de Saúde Lucianny Guerra e equipe técnica da Secretaria de Saúde, reuniu-se em seu Gabinete com os médicos do quadro efetivo atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.

O intuito do encontro foi dialogar com esses profissionais a fim de fortalecer o processo de trabalho e a assistência à saúde da população assuense. Acerca a valorização profissional, o prefeito destacou que o município hoje possui uma das melhores remunerações por plano de cargos e carreiras do Estado; incentivando a permanência do profissional nas Unidades de Saúde, através da efetivação da carga horária de 40 horas para os profissionais convocados no último concurso.

Destacou ainda a Lei Municipal que define e garante data fixa para o reajuste salarial dos profissionais de saúde do município. Outro ponto relevante na discussão foi a implantação do ponto eletrônico em todas as UBS de Assú, importante instrumento de operacionalização do trabalho e garantia do cumprimento dos direitos e deveres de trabalhadores e empregadores.

Na oportunidade, os médicos externaram suas opiniões e sugestões sobre as vivências cotidianas nas Unidades de Saúde, com o objetivo de aprimorar e padronizar as ações de saúde e garantir a integralidade e equidade da assistência à saúde dos assuenses.

Jacó Jácome comenta filiação ao PSD



O deputado estadual Jacó Jácome filiou-se ao Partido Social Democrático (PSD) e se pronunciou sobre este assunto na sessão plenária desta quinta-feira (17) na Assembleia Legislativa. O parlamentar falou sobre a sua decisão de deixar o Partido da Mobilização Nacional (PMN) e ingressar na nova legenda. “A escolha partidária que fiz alimenta em mim um ímpeto de continuar a realizar meu trabalho nas ruas do Rio Grande do Norte e no parlamento, levando ao povo o que eu tenho de melhor, o servir”, afirma o parlamentar.

Jacó Jácome relembrou a sua trajetória política, quando foi eleito vereador de Natal e depois deputado estadual pelo PMN. “Agora passo a ocupar as fileiras do PSD acreditando que o desafio continua e que o diálogo direto com o Governo do Estado nos fará ser uma ponte que liga os problemas às soluções, como a seca, epidemia de dengue, falta de distribuição de renda, segurança e educação”, disse.

Juiz que suspendeu posse de Lula usa rede social contra o governo



O juiz Itagiba Catta Preta Neto, que suspendeu a posse de Lula como novo Ministro da Casa Civil, esteve recentemente nas manifestações contra o governo e publicou mensagens contra Dilma e Lula em seu perfil no Facebook.

Juiz suspende posse de Lula como ministro da Casa Civi



O juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, da Justiça Federal de Brasília, suspendeu a posse do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro da Casa Civil por meio de uma liminar. Ainda cabe recurso da decisão, que é liminar.

Na decisão, que é liminar, ou seja, provisória, o juiz afirma que a nomeação de Lula "em tese, é de intervenção do Poder Executivo, no exercício do Poder Judiciário. Ato que obsta ou é destinado a obstar o seu [do Judiciário] livre exercício".

Lula chega para posse na Casa Civil



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou há pouco ao Palácio do Planalto para cerimônia de posse para assumir a Casa Civil no lugar de Jaques Wagner. Neste momento, o auditório onde será realizado o evento está lotado, com diversas pessoas em pé. A cerimônia estava marcada para as 10 horas.

Alguns ministros já desceram a rampa e aguardam a chegada da presidente Dilma Rousseff e dos ministros que serão empossados. Já estão no evento os ministros Nelson Barbosa (Fazenda), José Eduardo Cardozo (AGU), Eduardo Braga (Minas e Energia), Celso Pansera (Ciência e Tecnologia), Valdir Simão (Planejamento), Aldo Rebelo (Defesa), Aloizio Mercadante (Educação), André Figueiredo (Comunicações), Patrus Ananias (Desenvolvimento Agrário), Edinho Silva (Secretaria de Comunicação Social), Sérgio Danese (Relações exteriores).

Além de Lula, assumem os cargos o novo ministro da Justiça, Eugênio Aragão; da Aviação Civil, Mauro Lopes; e o ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência, Jaques Wagner. (Carla Araújo, Lorenna Rodrigues, Eduardo Rodrigues, Anne Warth e Adriana Fernandes)

Vereador assuense João Paulo se reúne com o deputado Kelps Lima apresentando pleitos para nossa cidade



Durante o dia de ontem (16) o vereador do Solidariedade assuense João Paulo esteve reunido com o presidente da legenda e deputado estadual Kelps lima onde na oportunidade apresentou alguns pleitos pra nossa cidade.

“Tivemos uma conversa bastante proveitosa e pude expor pra o deputado algumas demandas do nosso município” falou o vereador que desse ainda que aproveitou a visita para parabenizar o deputado pelo seu aniversário.

Vereador Valdson assume presidência do PSB em Assu



Na manha desta quinta feira 17/03 o vereador Valdson Bezerra assumiu a presidência do PSB em Assu. O ato aconteceu nas dependências da Câmara Municipal de Assu.

Em tempo: O vereador Flavio Cruz (Pipa) também se filiou ao PSB

quarta-feira, 16 de março de 2016

Lula é confirmado como ministro da Casa Civil



Inicialmente cotado para substituir Ricardo Berzoini na Secretaria de Governo da Presidência, o ex-presidente assume o posto até então ocupado por Jaques Wagner, que agora irá comandar a chefia do gabinete.

O comunicado divulgado pelo Planalto também informa que o cargo de ministro da Secretaria de Aviação Civil será deixado por Guilherme Walder Mora Ramalho e comandado pelo deputado federal Mauro Ribeiro Lopes. "A presidente da República presta homenagem e agradecimento ao dr. Guilherme Walder Mora Ramalho pela sua dedicação", diz a nota.

Com o novo cargo, o ex-presidente passa a contar com foro privilegiado na Justiça, o que impede que ele seja julgado por qualquer instância judicial que não seja o Supremo Tribunal Federal. Assim, não cabe mais ao juiz federal Sérgio Moro, o mesmo que autorizou a obrigatoriedade de seu depoimento e o maior símbolo da Operação Lava Jato, o julgamento dos supostos crimes dos quais é acusado.