quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Governadora do RN é condenada a pagar multa por improbidade


A governadora do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini Rosado (DEM), foi condenada por improbidade administrativa em virtude da contratação de servidores sem concurso público entre 1997 e 2004, quando foi prefeita de Mossoró. Como punição, ela deve pagar multa civil no valor de R$ 30 mil. A condenação foi publicada no site do Tribunal de Justiça do RN nesta quarta-feira (26).

Segundo a sentença, Rosalba também está proibida de contratar com o Poder Público ou receber benefícios ou incentivos fiscais ou creditícios, direta ou indiretamente, ainda que por intermédio de pessoa jurídica da qual seja sócio majoritário, pelo prazo de três anos. A governadora ainda pode recorrer da decisão.

Segundo a denúncia do Ministério Público, Rosalba Ciarlini, na condição de governante, teria admitido pessoal para prestar serviço ao Município sem a deflagração do devido concurso público, em situações que não caracterizam necessidade temporária de excepcional interesse público.

Após exclusão do PMDB, Fátima confirma que vai formar chapa com Robinson Faria


A deputada federal Fátima Bezerra (PT) assumiu postura de candidata ao Senado da República pelo Partido dos Trabalhadores, ao descartar, na tarde de ontem, qualquer tentativa de acordo ou entendimento com o PMDB, partido que, segunda, ela, exclui o PT da base de aliados, dando preferência ao PSB da vice-prefeita Wilma de Faria, responsável pelo palanque de Eduardo Campos no Rio Grande do Norte, em oposição a adversária Dilma Rousseff.

“Avançamos na construção de uma aliança política para as eleições 2014″, diz Fátima, em nota veiculada à imprensa. “Realmente avançamos na construção da aliança na reunião do PT com o PSD e a partir de agora entramos numa fase de agendas com encontros, visitas, reuniões programáticas e busca de outros parceiros. Nesse sentido, o Diretório Municipal de Natal já aprovou resolução de apoio à candidatura de Robinson Faria a governador e o Diretório Estadual deverá seguir a mesma direção”, declarou a petista.

Secretário adjunto diz que foi exonerado do Governo porque “participou de reunião com Robinson Faria”


O agora exonerado secretário adjunto de Segurança e Defesa Social, Clidenor Cosme da Silva Júnior afirmou, a assessores próximos, que não pediu a exoneração do cargo, mas que esta foi dada por ordem do secretário chefe da Casa Civil, Carlos Augusto Rosado. Nessa conversa reservada com um assessor, que foi revelada ao PANORAMA POLÍTICO, Clidenor afirmou que o motivo da saída foi o fato dele ter participado de uma reunião com o vice-governador Robison Faria.

Ainda ao assessor, Clidenor disse que participou do encontro como convidado da Federação Nacional dos Policiais Federais, que estava solicitando apoio ao deputado federal Fábio Faria para a votação de uma Proposta de Emenda Constitucional de interesse da categoria.

Clidenor da Silva Júnior estava no cargo há 3 anos. Clidenor chegou a dizer ainda ao assessor que estava “chocado com a truculência”.

Anna Ruth

Projeto de doação de terreno para construção de faculdade de medicina em Assú começa a ser analisado hoje


O prefeito Ivan Júnior enviou em regime de urgência a Câmara Municipal do Assú, quatro projetos que os vereadores começarão a analisar nesta quinta-feira (27), às 10 horas.

Entre os projetos encaminhados, está o projeto de Lei nº 03/2014, que autoriza a doação de uma área de 20 hectares à Universidade Federal Rural do Semiárido – UFERSA, para implantação do seu campus de ciências da saúde no município.

Em entrevista concedida esta semana a uma emissora de radio local, o reitor José de Arimatea de Matos disse que a legalização do terreno é fundamental, pois, a Ufersa só poderá iniciar qualquer processo licitatório quando estiver com a escritura do terreno. Ele salientou que o curso de medicina para Assú já é uma realidade, porque já está aprovado pelo conselho universitário da instituição. O Reitor informou ainda que uma comissão interna, composta pela equipe de infraestrutura da UFERSA, com o apoio de dois consultores indicados de Ministério da Educação, esta decidindo como será a estrutura do campus que começará a ser construído ainda este ano.

Todos os outros três projetos que serão analisados e votados pela Câmara Municipal do Assú nesta convocação extraordinária, dizem respeito à doação de terrenos para instalação de empresas. Destacando-se o Projeto de Lei nº 06/2014, que possibilitará a instalação de uma usina de energia solar no município.

SEACOM - PMA

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Em Assú, Senac disponibiliza 355 vagas para alunos da rede estadual


O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) está ofertando cerca de 1.700 vagas gratuitas para alunos das escolas estaduais do Rio Grande do Norte no primeiro semestre deste ano por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). As inscrições estão abertas e seguem até esta sexta-feira (28) pelo site do Pronatec no RN para cursos de formação inicial e nível técnico.

Interessados em concorrer às vagas devem ter idade mínima de 15 anos e estarem regularmente matriculados em qualquer entidade da rede estadual de ensino. O estudante deve observar o pré-requisito de cada curso e só poderá se inscrever para capacitação em turno oposto ao frequentado por ele na escola.

Os cursos abrangem formação em áreas como informática, turismo, gestão, beleza, saúde e comércio, em um total de 30 cursos distintos. Foram disponibilizadas 905 vagas para Natal, 355 para Assu, 301 para Macaíba e 134 destinadas a Caicó.

Além da capacitação gratuita, que inclui o material didático e equipamentos necessários, o aluno ainda tem acesso a uma Bolsa-Auxílio, a fim de contribuir com as despesas de transporte e alimentação. Mais informações podem ser acessadas no site do Senac no RN.

Receita libera programa para fazer declaração do IR 2014


A Receita Federal liberou, nesta quarta-feira (26), o programa do Imposto de Renda 2014, necessário para realizar a declaração pelos contribuintes, e o Receitanet, programa usado para enviar o documento à Receita. Os programas estão disponíveis para download na página do Fisco. O envio da declaração, no entanto, pode ser feito apenas a partir de 6 de março, quinta-feira.

Clique aqui para baixar o programa para fazer a declaração de IR 2014 e o Receitanet no site da Receita.

O aplicativo para dispositivos móveis (tablets e smartphones) estará disponível somente no dia 6 de março – quando tem início o prazo de apresentação do Imposto de Renda neste ano. A declaração poderá ser enviada até o dia 30 de abril.

Segundo a Receita Federal, estão obrigadas a apresentar a declaração as pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013 (ano-base para a declaração do IR deste ano). O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior, conforme já havia sido acordado pela presidente Dilma Rousseff.

Prefeitura do Assú inicia pagamento com novos salários para os servidores da educação


Cumprindo rigorosamente o calendário divulgado no início deste ano, a Prefeitura do Assú inicia nesta quarta-feira, o pagamento do funcionalismo público municipal referente a fevereiro em curso.

Conforme o calendário, nesta quarta (26) recebem os funcionários da maioria dos órgãos da administração municipal, exceto os da Secretaria de Saúde que terão os proventos liberados amanhã quinta (27), e os servidores da Secretaria de Educação, que receberão seus salários, com acréscimos, na sexta-feira (28).

Os profissionais do magistério receberão o aumento de 8,32%, relativo à correção do piso salarial nacional. Também será efetuado o pagamento da avaliação de desempenho aos servidores que fizeram aniversário de tempo de serviço de julho a dezembro de 2013, e, de acordo com o plano de carreira, haverá ainda, a inclusão na folha, da correção relativa ao reajuste do salário mínimo para o pessoal do apoio administrativo.

No mês de março o desembolso acontecerá nos dias 27,28 e 31.

SEACOM - PMA

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Deputados poderão entrar com ação contra governadora Rosalba


Caso a governadora Rosalba Ciarlini não pague as Emendas Parlamentares, alguns deputados estaduais já estudam a possibilidade de ingressarem na justiça com uma ação pedindo o bloqueio das contas do Estado.

Um grupo de parlamentares estuda solicitar o bloqueio, para com isso liberar suas emendas ao OGE ainda de 2013, aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa. As emendas de 2014 agora são impositivas.

Anna Ruth

Prefeitura do Assú realiza aula inaugural do Mais Educação


A Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, trabalhando pelo desenvolvimento contínuo e melhoria da qualidade de ensino na Rede Pública Municipal, realizou na última sexta-feira (21), a aula inaugural do programa Mais Educação.

O evento, realizado na Câmara Municipal do Assú, além da participação dos 107 monitores, contou com a presença de coordenadores do programa nas escolas e equipe técnica pedagógica da secretaria.

O programa Mais Educação, que está inserido na perspectiva da educação em tempo integral com duração de sete horas de atividades na escola, é realizado em parceria com o MEC e atenderá, neste ano de 2014, em números atualizados, 19 escolas das zonas urbana e rural do Assú, totalizando uma assistência a mais de 2.000 estudantes do Ensino Fundamental, que terão novas oportunidades educativas para desenvolver habilidades, talentos, conhecer técnicas e ampliar seus conhecimentos em áreas como artes, cultura, esporte, lazer e acompanhamento pedagógico. Está aprendizagem complementa o trabalho realizado nas salas de aula, tornando a escola um espaço mais atrativo para crianças e adolescentes.

"Temos a certeza que este programa continuará proporcionando bons frutos, principalmente para os nossos alunos, pois passando mais tempo na escola eles poderão aprender mais. Além disso, esse tempo adicional no ambiente escolar ajudará para que eles fiquem longe da ociosidade”. Destacou a secretária Municipal de educação, Sandra Regina Meirelles Holanda Alves.

SEACOM - PMA

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Petrobras abre concurso para preenchimento de 1.232 vagas em todo país


A Petrobras abriu processo seletivo para o total de 1.232 vagas em cargos de nível médio e superior, sendo 100 imediatas e 1.132 para cadastro de reserva, incluindo as vagas reservadas para portadores de deficiência. O salário para cargos de nível médio é de R$ 3.400,47. Para engenheiro a remuneração mínima é de R$ 8.081,98. Para médico, é de R$ 7.501,06.

As inscrições devem ser feitas de 24 de fevereiro a 17 de março pelo site www.cesgranrio.org.br. As taxas são de R$ 40 para nível médio e de R$ 58 para nível superior. O edital do concurso também pode ser verificado no site.

O concurso terá provas objetivas, avaliação psicológica, exames médicos e levantamento sociofuncional.

Ministério Público recomenda a não realização de Eventos Festivos por parte da Prefeitura do Assú


O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Norte, através da 1ª Promotoria de Justiça do Assú, considerando o estado de emergência vivido por 160 municípios norte-rio-grandenses em virtude da prolongada seca que castiga a região Nordeste, recomendou que o prefeito do Assú, Ivan Lopes Júnior, se abstenha de gastar os recursos públicos em eventos festivos. A intenção da instituição é que o município invista em obras e serviços permanentes, urgentes ou prioritários para os cidadãos.

O MP requer que a Prefeitura não realize despesas com eventos festivos, incluindo a contratação de artistas, serviços de bufê e montagem de estruturas para eventos, enquanto durar o Decreto de Emergência no qual o município está inserido em razão da seca, e, principalmente, durante o período carnavalesco que se aproxima.

A realização de despesas com festas em pleno estado de emergência configuraria violação aos princípios constitucionais da moralidade administrativa e da legalidade, previstos no artigo 37 da Constituição Federal.
O Decreto de Emergência tem prazo estabelecido até o dia 19 de março, podendo ainda, ser prorrogado pelo Governo do Estado.
A recomendação do MP foi assinada ontem, 19 de fevereiro, pelo promotor de Justiça Daniel Lobo Olímpio.

Veja o documento na íntegra.

SEACOM – PMA

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Em Assú revisão biométrica deverá ocorrer no Ginásio Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu

Ilustração
O Ginásio Poliesportivo Deputado Arnóbio Abreu, pertencente ao Governo do Estado, deverá ser oficialmente confirmado pela 29ª Zona Eleitoral, com sede em Assú, como local para a realização dos serviços da revisão biométrica no município. O ginásio está localizado dentro do imóvel no qual está instalada a Escola Estadual Juscelino Kubitschek.

O referido espaço físico já teria sido legalmente requisitado para este objetivo, através de ofício encaminhado à titular da 11ª Diretoria Regional de Educação, Cultura e Desporto (Dired), órgão gestor da praça poliesportiva, professora Livanete Barreto. Assú é a última cidade da área da 29ª Zona a definir o local da realização do cadastramento biométrico.

A atividade biométrica será realizada de 6 de março a 5 de abril, de acordo com informação da secretária-chefe do Cartório Eleitoral, Ana Izabel Félix da Costa. A tarefa determinada pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte compreenderá os municípios da mencionada Zona: Assú (sede), Carnaubais, Ipanguaçu, Itajá e Porto do Mangue.

Aproximadamente 71 mil eleitores representam atualmente o contingente de votantes nos cinco municípios citados. Izabel Félix fez questão de advertir que a participação de todos à revisão biométrica é obrigatória. "Todos deverão participar [do cadastramento] e quem deixar de comparecer terá o título cancelado", alertou.

UFRN abre inscrição para 229 vagas remanescentes da graduação


A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), por meio do Núcleo Permanente de Concursos (Comperve), abre processo seletivo, no período de 24 de fevereiro a 17 de março, para reocupação de vagas remanescentes nos cursos de graduação da UFRN. São ofertadas 229 vagas nos cursos de graduação listados no edital do processo seletivo.

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente no site da Comperve até o dia 17 de março. O candidato deve preencher o formulário disponível, e em seguida, enviar eletronicamente o formulário com foto recente para documento, tamanho 3x4, em arquivo digital formato JPEG, imprimir e pagar a Guia de Recolhimento da União (GRU) referente à taxa de inscrição no valor de R$ 30 antes do dia 18 de março.

A seleção é constituída por três etapas: prova escrita objetiva, sobre conteúdos específicos de Português e Matemática, prova escrita de redação e prova de títulos.

Desemprego sobe em janeiro e fica em 4,8%, mostra IBGE


O desemprego começou o ano em alta. Segundo dados divulgados nesta quinta-feira (20) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a taxa foi estimada em 4,8% em janeiro, uma alta de 0,5 ponto percentual frente a dezembro, quando foi de 4,3%. O índice, no entanto, é menor que o registrado em janeiro de 2013, quando ficou em 5,4%.

Com a alta, a taxa de desemprego mensal é a maior desde outubro, quando foi de 5,2%. A pesquisa considera seis regiões metropolitanas do país.

O IBGE estimou que 1,2 milhão de pessoas estavam desocupadas no mês passado – 9,6% mais que em dezembro, mas 12,6% menos que em janeiro do ano passado. Já a população ocupada caiu 0,9% frente a dezembro, e ficou estável ante o mesmo mês de 2013.

Prefeitura do Assú distribui filtros e orienta como cuidar melhor da água


A prefeitura do Assú, continua nesta quinta-feira (20), a distribuição de filtros nas comunidades rurais do município.  O objetivo é garantir uma maior potabilidade da água utilizada pelas famílias, por meio da sua filtragem, e conscientização através de palestras educativas sobre a importância da água, seus cuidados e manejos, bem como, sua microbiologia, segundo os padrões e critérios estabelecidos na reunião, ocorrida no mês de janeiro entre as Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil do nosso Estado.

A distribuição, iniciada pelo prefeito Ivan Júnior na última sexta-feira (14), na comunidade de Areia Branca Piató, e, que de acordo com o cronograma, prosseguirá até o dia 14 de março, é uma parceria da Prefeitura, através Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) com a Secretaria de Estado da Agricultura da Pecuária e da Pesca (SAPE), Coordenadorias Estadual e Nacional de Defesa Civil, e o Instituto de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater).

Serão distribuídos 3.407 filtros de polipropileno para tratamento de água, com tampa, vela cerâmica e torneira, divididos em 02 compartimentos com capacidade mínima de 7,5 litros. Para ter direto ao recebimento, cada família que será beneficiada, precisa apenas que um de seus membros participe da palestra educativa em sua área de distribuição.

“Está é uma ação muito importante, porque além do filtro, serão oferecidas palestras com o objetivo de levar conscientização às pessoas para se evitar doenças a partir dos cuidados com a água”. Destacou o prefeito Ivan Júnior.

SEACOM - PMA

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeitura do Assú divulga lista dos aprovados no Mais Educação

A Prefeitura do Assú, através da Secretaria Municipal de Educação divulgou a lista dos 66 monitores aprovados no processo seletivo para o programa Mais Educação.

Os aprovados deverão comparecer, levando seus documentos pessoais, a Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Bernardo Vieira, nº22 – centro do Assú, na data de 21 de fevereiro (sexta-feira), às 8 horas da manhã, para participar da reunião inicial de operacionalização do programa. Todos deverão apresentar os documentos pessoais.

A Lista completa com os nomes dos aprovados está disponível no Site da Prefeitura do Assú: www.assu.rn.gov.br.

Inserido na perspectiva da educação em tempo integral com duração de sete horas de atividades na escola, o programa Mais Educação é realizado em parceria com o MEC e atenderá neste ano de 2014, 16 escolas municipais de Assú, totalizando uma assistência a 2.ooo estudantes do Ensino Fundamental - anos iniciais e finais -  que além do reforço escolar, terão  a oportunidade de  desenvolver habilidades, conhecer técnicas e ampliar seus conhecimentos em áreas como educação, artes, cultura, esporte e lazer. Esta aprendizagem complementa o trabalho realizado nas salas de aula e proporciona um ambiente mais seguro para as crianças.

SEACOM  - PMA

Governadora demonstra tensão durante leitura da mensagem


Visivelmente tensa, Rosalba Ciarlini demonstrou isso antes mesmo de começar a leitura. Quando foi chamada para fazer o discurso, ela fez menção que iria ler sentada na mesa de autoridades, o que nunca havia ocorrido. Permanecendo na mesa, a chefe do executivo evitaria ficar ao lado dos manifestantes, separada apenas pela divisória de vidro.

A mensagem chegou a ser colocada no púlpito, já que a governadora mudou de ideia, mas depois, antes mesmo de se levantar da cadeira, ela fez menção de que falaria sentada mesmo; foi o que fez.

O plenário da Assembleia mostrou um grande contraste. De um lado os manifestantes, vaiando e gritando palavras contra governadora. No outro lado do plenário, a galeria com os secretários e auxiliares diretos. Enquanto o lado direito do plenário vaiava, o lado esquerdo vaiava.

Outra demonstração da tensão do clima, foi o fato da governadora ter optado pela entrada na lateral da Assembleia, evitando contato com os manifestantes, que também se concentravam na frente da entrada principal da Casa.

Anna Ruth

Garibaldi admite indefinição de nome do PMDB mas confirma aliança com Wilma


O ministro da Previdência, Garibaldi Filho (PMDB), afirmou nesta manhã, em contato com O Jornal de Hoje, que a aliança do PMDB com o PSB da vice-prefeita de Natal, Wilma de Faria (PSB), com vistas às eleições deste ano, “está avançando”. O ministro, que participou ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, de uma missa em ação de graças esta manhã, pela passagem do aniversário da ex-governadora, disse ainda que, quanto ao candidato do PMDB a governador, este ainda está indefinido, podendo ser tanto o ex-senador Fernando Bezerra quanto o próprio Henrique.

Segundo o ministro, o “avanço” da aliança entre o PMDB e o PSB se deve à preferência quase unânime das bases do PMDB por uma aliança com o PSB da ex-governadora, tendo a vice-prefeita como candidata ao Senado. Nas últimas semanas, o PMDB consultou as bases da legenda, ouvindo prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e deputados, para saber quem deve ser o candidato do PMDB a governador, com qual partido se aliar, se PSB ou PT, e consequentemente, apoiar que candidata ao Senado, se Wilma, ou a deputada federal Fátima Bezerra (PT).

JH

Mega-Sena acumulada pode pagar o sétimo maior prêmio da história


O concurso 1.575 da Mega-Sena, que será realizado nesta quarta-feira (19), deve pagar R$ 105 milhões ao apostador que acertar as seis dezenas sorteadas. O valor corresponde ao sétimo maior prêmio da história da Mega-Sena.

Os cinco maiores prêmios referem-se a concursos da Mega-Sena da Virada, que é sorteada no último dia de cada ano. Sem considerar a Mega da Virada, o prêmio pode ser considerado o segundo maior da história.

Segundo a Caixa Econômica Federal, fora da Mega da Virada, o concurso 1.220, sorteado em 6 de outubro de 2010, foi o que pagou o maior valor a uma aposta premiada: R$119.142.144,27.

G1

Rosalba Ciarlini confirma que participará das eleições, mas deixa para “depois da Copa” decisão sobre candidatura


A governadora Rosalba Ciarlini confirmou que estará participando do pleito deste ano, mas ainda não confirmou se entrará na disputa.

“Que eu vou estar presente em eleição, vocês não tenham dúvida. Nunca fugi de eleições. Mas esse não é o momento, a fase é de muito trabalho. Vamos trabalhar para encontrar os caminhos de solução para seca”, afirmou.

Questionada sobre como seria essa “presença na eleição”, Rosalba Ciarlini se mostrou indecisa.“Eu sou uma cidadã e tenho direito de estar nas eleições, de participar e tomar qualquer decisão. Mas isso não vai tomar meu tempo e minhas preocupações. Vamos insistir e persistir nas ações importantes para nosso Estado”, comentou.

Ela disse que anunciará a definição sobre candidatura apenas “depois da Copa”. “Não podemos ficar só nessa discussão de aliança. Estou preocupada em trabalhar mais e mais, quando chegar no período de eleição, depois da Copa, é que será o período de se tratar disso”, ressaltou.

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Fátima Bezerra confirma candidatura ao Senado e exclui PSDB e DEM da coligação


A deputada federal Fátima Bezerra, do PT, excluiu o DEM e o PSDB numa aliança política que o seu partido, o PT está construindo com vistas as eleições deste ano. A declaração da petista foi dada momentos após participar de uma entrevista coletiva ao lado dos deputados federais, Vicentinho e Francisco das Chagas, ambos norte-rio-grandenses e do PT de São Paulo, que se encontram no Rio Grande do Norte participando das comemorações de aniversário dos 34 anos do Partido dos Trabalhadores.

“O PT vai dialogar com todos os partidos, menos o DEM e o PSDB”, disse a deputada, reiterando que existe uma resolução nacional reivindicando a vaga do Senado no Rio Grande do Norte para o Partido dos Trabalhadores. “Além disso”, ressaltou a petista, “estamos conectados com o projeto de reeleição da presidenta Dilma, temos o aval da Executiva Nacional e incentivo do ex-presidente Lula”, completou.

Ainda dentro da perspectiva de consolidação da sua candidatura à senadora, Fátima Bezerra disse que é cada vez mais crescente no Rio Grande do Norte o movimento de incentivo e manifestações de apoio à ideia de que seu nome seja disponibilizado para o Senado. “As pesquisas mostram que a nossa candidatura ao Senado é viável”, disse ela, acrescentando que tem um mandato pró-ativo, propositivo, parceiro do desenvolvimento dos municípios e uma referência na luta em defesa da educação. “O meu desejo de chegar ao Senado é para fazer mais ainda pelo Estado e pelo País”, ressaltou Fátima Bezerra, lembrando que o PT está empenhado em construir e consolidar esse projeto.

Joaquim Pinheiro

CGU aponta falhas em programa do governo que distribui retroescavadeiras


O relatório da CGU obtido pelo Estado, que ainda está em andamento, acompanhou a distribuição de retroescavadeiras em uma amostra aleatória de 67 municípios. Constatou uma sucessão de falhas que provocam uma espécie de "efeito dominó", revelando falta de controle de gestores federais e municipais sobre o programa. Em janeiro deste ano, o documento foi encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, pasta responsável por tocar o PAC Equipamentos.

O Planalto tem investido em uma "linha direta" com os municípios, seguindo estratégia para aumentar a capilaridade das ações do Executivo, interiorizar a bandeira do governo federal e colher cada vez mais dividendos políticos.

Conforme a investigação preliminar da CGU, não há fiscalização adequada tanto do governo federal quanto das prefeituras, retroescavadeiras não passam pela revisão prevista, equipamentos já sofrem com má conservação e em muitos casos os operadores não recebem qualquer capacitação para lidar com as máquinas.

Estadão

Greves na UFRN e UFERSA começa no dia 17 de março


Em assembleias realizadas no fim de semana, os técnico-administrativos da UFRN e também da Ufersa aprovaram a deflagração da greve a partir do dia 17 de março.

Até lá, várias atividades de mobilização serão realizadas nas duas universidades, sendo que a primeira já está marcada para esta quinta-feira (20), na UFRN e UFERSA.

Abertura dos trabalhos legislativos na Assembleia acontecerá hoje


A sessão solene para a leitura da mensagem anual da governadora Rosalba Ciarlini marca o reinício dos trabalhos legislativos, acontecerá hoje à partir das 16h.

O presidente da ALRN, deputado Ricardo Motta, garantiu que apesar de um ano atípico, com Natal sediando a Copa, a Casa manterá seu ritmo de atividades, sem prejuízo dos trabalhos em plenário, das Comissões e audiências públicas, além dos projetos sociais e culturais que o parlamento mantem regularmente.

Anna Ruth

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Carnaubais: Agentes de Saúde recebem novos equipamentos de trabalho


O prefeito interino Junior Benevides esteve reunido com os Agentes Comunitários de Saúde na manhã desta quarta-feira no auditório municipal professora Graças Melo no município de Carnaubais, na pauta entrega de materiais de trabalho para os ACM e assuntos relacionados ao desempenho dos profissionais da saúde. 

Júnior esteve acompanhado de auxiliares direto ligados a secretaria municipal de saúde que é capitaneada por Sônia Nóbrega.

Governo muda o tom e assume pela 1ª vez risco de faltar energia


Pela primeira vez, o governo mudou o tom em relação aos recorrentes problemas de energia elétrica que ocorreram nos últimos meses e admitiu o risco de desabastecimento. Em extensa nota divulgada nesta quinta-feira, 13, pelo Ministério de Minas e Energia, no trecho final, em que o governo assegura a normalidade no fornecimento de eletricidade este ano, a garantia é condicionada a fatores climáticos e ao consequente comportamento dos reservatórios das hidrelétricas.

“Portanto, a não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014″, diz o comunicado.

A nota foi divulgada durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). O secretário de Energia Elétrica do Ministério, Ildo Grüdtner, limitou-se a ler o comunicado, sem responder às perguntas dos jornalistas.

O teor da nota oficial contrasta com as recentes afirmações do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Um dia antes do apagão do dia 4 de fevereiro, Lobão disse que o risco de desabastecimento era nulo. “Estamos com mais de 40% nos principais reservatórios. Não enxergamos nenhum risco de desabastecimento de energia. Risco zero”, afirmou na ocasião.

O governo confirmou que as chuvas e o volume de água que chega aos reservatórios das hidrelétricas do País foram inferiores ao esperado. Segundo o comitê, em janeiro e na primeira semana de fevereiro, as afluências ficaram em 54% da média histórica nas regiões Sudeste/Centro-Oeste e de 42% no Nordeste.

Ainda assim, o ministério reiterou que há segurança e equilíbrio estrutural. Segundo o governo, há uma sobra de energia de 9% em relação às projeções feitas para o ano. A carga prevista é de 67 mil MW médios e há uma folga de 6,2 MW mil médios. A sobra considera um risco de 5% de que a oferta de energia seja inferior à demanda, considerando a série histórica das condições climáticas, iniciada em 1931.

Estadão

Depois de se reunir com Robinson Faria, PC do B discute pleito 2014 com Wilma de Faira


No dia seguinte a reunião com o vice-governador Robinson Faria, que deseja ser candidato a governador, o PC do B foi ao encontro da vice-prefeita de Natal Wilma de Faria.

Apesar de não saírem com definições a respeito de alianças, o que só deve ocorrer em abril, segundo os participantes, os partidos reafirmaram a vontade de continuar dialogando, ficando outra reunião para acontecer em março próximo. “Nosso interesse é construir um pacto em defesa do Rio Grande do Norte”, disse o presidente do PC do B, Antenor Roberto.

Anna Ruth

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde e Hemocentro realizam campanha de doação de sangue neste sábado


A prefeitura do Assú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com o Hemocentro de Mossoró, realiza mais uma campanha de doação de sangue, com o intuito de suprir o estoque da instituição, principalmente para o período carnavalesco, época que, tradicionalmente, têm muitas ocorrências hospitalares. O órgão alerta que faltam todos os tipos sanguíneos.

Para doar sangue, é necessário que a pessoa tenha de 18 a 65 anos e  possua, no mínimo, 50 kg, está aparentemente bem de saúde, pois até mesmo uma gripe ou resfriado impossibilita a doação, não está grávida ou amamentando e levar um documento de identidade com foto.

Vale lembrar, que doadores da última campanha realizada no dia 18 de janeiro, não poderão doar desta vez. Pois, as mulheres precisam de um intervalo de 90 dias (3 meses) entre uma doação e outra. Já os homens podem doar sangue a cada 60 dias (2 meses).

A campanha de doação de sangue será neste sábado (15), das 08h às 14h0, na unidade móvel que estará estacionada ao lado do Centro Clínico Dr. Ezequiel Epaminondas da Fonseca Filho, na Av. Sen. João Câmara.

SOLIDARIEDADE

A solidariedade dos assuenses fez com que o Hemocentro Mossoró conseguisse, na última campanha realizada (18/01), volume de sangue suficiente para dar um excelente reforço ao estoque da instituição. 150 doadores foram atendidos, e, devido à falta de tempo e também de material (o hemocentro não estava preparado para uma procura tão grande) aproximadamente outros 50 doadores tiveram que voltar para suas casas. Após a triagem foram recolhidas 53 bolsas de sangue, que apesar de ser um ótimo volume, não durou muito,  porque além da grande demanda, o sangue doado tem validade e precisa ser utilizado em até 15 dias.

As pessoas que não conseguiram realizar a doação em janeiro estão sendo contatadas para realiza-la neste sábado

SEACOM - PMA

Em mensagem anual, governadora Rosalba deverá prestar contas e pedir união


A Assembleia Legislativa (AL) retomará as atividades na próxima segunda-feira (17), com a leitura da mensagem anual da governadora.

A explanação da chefe do Executivo, Rosalba Ciarlini (DEM), aos parlamentares, deverá destacar uma “prestação de contas” das ações de Governo e as perspectivas para o ano em curso.

A governadora também avalia, com auxiliares, se dará algum tom político ao pronunciamento. Ela deverá incluir um apelo pela união entre os Poderes e por uma “convivência saudável” em prol do Rio Grande do Norte.

A mensagem de Rosalba Ciarlini também contemplará saúde, educação e segurança. Esses temas, sempre atuais e ao mesmo tempo conflituosos, deverão merecer uma atenção especial no discurso. Ela falará das ações desenvolvidas na área de educação, dos investimentos em hospitais e, mesmo reconhecendo as dificuldades na área de segurança, mostrará a tentativa de coibir a violência.

Tribuna

Banco do Brasil tem lucro líquido recorde de R$ 15,8 bilhões em 2013


O Banco do Brasil (BB) registrou lucro líquido recorde de R$ 15,8 bilhões no ano passado, valor superior aos ganhos em 2012, de R$ 12,2 bilhões. No quarto trimestre, o banco registrou ganhos de R$ 3 bilhões.

O crédito imobiliário atingiu saldo de R$ 24,1 bilhões em dezembro de 2013, expansão de 87,2% em 12 meses. O financiamento às empresas cresceu 122,6% em um ano, atingindo saldo de R$ 5,9 bilhões. No mesmo segmento, de crédito imobiliário, o financiamento às pessoas físicas cresceu 78% no mesmo período, com saldo de R$ 18,2 bilhões e mais 160 mil operações contratadas. Em relação ao volume contratado no trimestre, as pessoas físicas responderam por R$ 3,2 bilhões, enquanto as empresas representaram R$ 2,5 bilhões.

O saldo de crédito concedido às empresas encerrou dezembro com R$ 323,2 bilhões, crescimento de 19,5% em 12 meses e 6,2% em relação ao trimestre anterior. O BB ampliou a sua liderança no agronegócio, atingindo 66,1%, conforme os dados do Sistema Nacional de Crédito Rural. O financiamento a esse segmento encerrou 2013 em R$ 144,8 bilhões. O montante é 34,1% maior do que o registrado no mesmo período de 2012.

Os índices de inadimplência no Banco do Brasil, levando em conta o índice de operações vencidas há mais de 90 dias, foi de 1,98% em dezembro.

EBC

Assú: Ministério da Saúde aprova andamento das obras da UPA 24 horas


Uma equipe do DICON (Divisão de Convênios e Gestão) do Núcleo do Ministério da Saúde no RN, tendo a frente à enfermeira apoiadora Ana Cláudia Cardozo, e o engenheiro Ciro Olímpio Cortez Gomes fez uma visita ao canteiro de obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas do alto São Francisco.  A visita técnica, que ocorreu nesta desta terça-feira (11), teve como objetivo, avaliar o processo de implantação da unidade que está sendo construída em Assú, além de prestar suporte para facilitar a execução dos trabalhos e oferecer as informações necessárias para uma melhor decorrência da obra.

Segundo o secretário municipal adjunto de saúde, Jader Torquato, que acompanhou a visita, os técnicos fizeram uma avaliação de rotina. “Eles vistoriaram a planta arquitetônica e outros documentos relativos à obra, analisaram o cronograma da construção, a qualidade da edificação e tiraram fotos do local”, comentou Jader.

A UPA do Alto São Francisco será uma das obras mais importantes para o atendimento público na rede municipal de saúde em Assú, onde estão sendo investidos mais de 1,4 milhão de reais, numa parceria do Ministério da Saúde com a Prefeitura do Assú.

Ao acompanhar as obras, os representantes do ministério, informaram que a construção está dentro do prazo e das normas estabelecidas na portaria 342/2013, do Ministério da Saúde, que redefine as diretrizes para implantação do Componente Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h).

O secretário de infraestrutura Douglas Freire destacou que à medida que as etapas do projeto da UPA forem sendo concluídas, novas visitas técnicas serão agendadas para Assú. “É um procedimento normal e que atesta que estamos dentro das normas e dos prazos da portaria”, ressalta o secretário.

Também participaram da visita, o diretor de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde Kleber Barreto Segundo, e o consultor de engenharia e projetos da PMA, Danilo Pereira de Araújo.

SEACOM - PMA

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Agricultores de Carnaubais receberão beneficio do Seguro Safra


Os agricultores carnaubaenses no total de 531 receberão nove parcelas no valor de R$ 140,00 do Seguro Safra. Os cartões já foram distribuídos pela Caixa Econômica Federal e a secretaria de agricultura do município está fazendo a distribuição com os agricultores beneficiados.

O Governo Mais Desenvolvimento faz parte desta história, pois fomos quem possibilitamos e asseguramos recursos no valor de 15.131,00 para que os nossos agricultores usufruíssem deste beneficio.

Prefeito Ivan Júnior recebe deputado Leonardo Nogueira


O prefeito Ivan Junior recebeu no final da tarde desta terça-feira (11), a visita do deputado estadual e médico Leonardo Nogueira. O deputado estava acompanhado da esposa Fafá Rosado, ex-prefeita de Mossoró.

Ele veio entregar documentação referente a uma emenda de sua autoria no valor de 100 mil reais, em favor do Assú, “Esta emenda está contingenciada, e, com certeza até junho será liberada e trará benefícios a população assuense”. Afirmou Dr. Leonardo. “Além dessa emenda temos outra que ficou do ano passado e que estamos trabalhando para liberar”, concluiu o deputado.

Para Ivan Júnior foi uma satisfação receber o deputado e poder contar com o seu apoio para conseguir recursos para a cidade. “Vamos utilizar esta emenda para realizar pavimentação, em nome dos assuenses agradecemos ao deputado Leonardo Nogueira”.

Após tratarem sobre a emenda, o prefeito e o deputado discutiram questões que afligem os municípios norte-rio-grandenses, entre elas: saúde, segurança e a estiagem. Na ocasião Dr. Leonardo parabenizou a prefeitura do Assú por está com os compromissos em dia: “existem municípios que estão com contratados a 5 meses sem receber, outros estão demitindo e muitos não tem dinheiro para  pagar as contrapartidas e realizar obras em parceria. Assú está de parabéns, pois apesar das dificuldades enfrentadas pelas prefeituras, a cidade não parou está reformando escolas, construindo casas, fazendo postos de saúde e mantendo seus compromissos em dia”. Concluiu Leonardo Nogueira.

O encontro contou ainda com a participação do secretário de infraestrutura Douglas Freire,  do secretário adjunto de obras Sérgio Rocha e de amigos do deputado.

SEACOM - PMA

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Propaganda eleitoral será permitida a partir de 6 de julho, define TSE


Os partidos políticos e pré-candidatos às eleições deste ano só poderão iniciar a propaganda eleitoral a partir do dia 6 de julho. A data foi estabelecida pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que estabeleceu multa de R$ 5 mil a R$ 25 mil ou o equivalente ao custo da propaganda, caso seja identificada propaganda eleitoral.

De acordo com o TSE, a propaganda negativa em relação a adversários também é passível de punição. Após o dia 6 de julho, candidatos, partidos e coligações podem utilizar alto-falantes ou amplificadores de som, nas sedes ou em veículos, das 8h às 22h. Já os comícios e aparelhagem de sonorização fixa serão permitidos das 8h às 24h.

Governadora Rosalba participa de culto com Silas Malafaia


No final da noite deste domingo (09), a Governadora Rosalba Ciarlini acompanhou o culto evangélico comandado pelo pastor-presidente da Assembleia de Deus, Silas Malafaia. A cerimônia religiosa aconteceu no templo da Assembleia de Deus – Vitória em Cristo – localizada no bairro de Capim Macio. Acompanhada do presidente da Câmara dos Vereadores de Natal, Albert Dickson, a chefe do Executivo Potiguar foi recebida por Malafaia e pelas centenas de fiéis que acompanhavam o culto.

Antes do fim da cerimônia, Malafaia abençoou Rosalba Ciarlini e pediu, em sua palestra, pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte e pela prosperidade da Governadora do Estado. “Toda a comunidade aqui presente vai orar e pedir bênçãos de sabedoria, discernimento e paz para a senhora Governadora, também vamos pedir pela harmonia e pelo crescimento do Rio Grande do Norte”. Ao final do culto, Rosalba Ciarlini foi convidada para jantar com o pastor Malafaia.

Anna Ruth

Bancos fecham acordo para compartilhar caixas eletrônicos em todo o país


Em breve, os correntistas dos principais bancos do país não precisarão mais procurar um caixa eletrônico específico da instituição financeira para fazer saques. Poderão pegar dinheiro em um terminal de autoatendimento de qualquer instituição. Esta é a promessa dos bancos, que fecharam um acordo para compartilhar os equipamentos, segundo reportagem publicada no jornal 'O Globo'.

A ideia é reduzir custos e ganhar eficiência. Ao dividir o mesmo terminal, as instituições financeiras diminuirão gastos com transporte de valores, segurança, equipamentos e manutenção. Para o cliente, a vantagem será a multiplicação de postos de autoatendimento, já que ele poderá usar a rede de todos os bancos. O correntista não precisará pagar qualquer taxa extra pela unificação desses serviços, garante as instituições.

Alderi Dantas

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Luizinho é o convidado do Panorama do Vale desta quinta-feira


O prefeito de Carnaubais Luizinho Cavalcante (ainda afastado pelo TRE/RN) é o convidado desta quinta-feira dia 6 de fevereiro do programa Panorama do Vale da Rádio Princesa do Vale.

O programa é apresentado pelo jornalista Jarbas Rocha e vai ao ar das 18 às19 horas. Quem está fora do Assú pode acompanhar ao vivo a entrevista no site da emissora www.radioprincesadovale.com.br.

RN volta a mídia nacional com a notícia do “armazenamento” de quase 2 mil tablets que seriam para escolas públicas


A reportagem foi veiculada no Bom Dia Brasil.

No Rio Grande do Norte, equipamentos modernos, que deveriam ser usados nas escolas públicas, estão encaixotados. A empresa que venceu a licitação quer mais dinheiro por causa da alta do dólar.

São 1.774 tablets que estão guardados em um galpão. Custaram R$ 820 mil.

Mas o projetor, chamado de lousa, que deve ser usado com o tablet, só existe na foto da empresa vencedora do pregão eletrônico.

Em uma das 292 escolas estaduais do Rio Grande do Norte que deveriam ter recebido o kit composto por tablet e lousa interativa, a expectativa virou frustração.

“Até o presente momento não recebemos nenhuma lousa. Estamos esperando, né?”, diz a diretora da escola, Soraia Silva.

O dinheiro para a compra das lousas existe: R$ 3,237 milhões, o que daria R$ 1.825 por projetor.

A Secretaria de Educação do Rio Grande do Norte justifica a interrupção do negócio. “Não foi possível a empresa entregar esses equipamentos pelo valor previsto, em razão da alta do dólar”, diz a coordenadora de Planejamento da Secretaria de Educação do RN, Elizabete Barbosa.

A empresa que deveria entregar os equipamentos quer um acréscimo de 16% no valor aprovado, aumentando o custo de cada lousa em quase R$ 300: R$ 2.100 por lousa.

O Ministério da Educação proibiu os estados de completar a verba, impasse que levou o Ministério Público a abrir um procedimento para verificar a inutilização dos tablets.

“Como todo equipamento eletrônico, o fato de ter sido adquirido e estar acondicionado em um depósito, ele, por si, já cria dúvidas, risco de inutilização mecânica”, avalia a promotora Carla Campos.

O Ministério da Educação disse que a decisão de aguardar o recebimento de computadores interativos antes de distribuir os tablets foi da Secretaria Estadual de Educação.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Na articulação para o pleito, Wilma de Faria se reúne com dirigentes do PEN


A vice-prefeita de Natal Wilma de Faria se reuniu hoje com dirigentes do Partido Ecológico Nacional. O presidente do diretório estadual do partido recém-criado, Luiz Gomes, falou sobre projetos e possíveis alianças nas primeiras eleições que participarão e identificação com os peessebistas.

“Estamos conversando com várias legendas e pretendemos tomar decisões com relação às composições majoritárias e proporcionais até abril, mais ou menos. Estamos analisando as possibilidades. Desde já, observamos que valorizamos os pequenos partidos e os recém-criados, ainda mais quando defendem temas importantes para a sociedade, como a ecologia, e que temos identificação”, observou Wilma.

Anna Ruth

Violência em Assú é destaque na mídia estadual através do RN TV


Ontem foi ao ar no Jornal RNTV, através InterTV Cabugi, uma materia sobre a violência na cidade de Assú, intitulada "Moradores de Assú, no interior do RN, estão assustados com a violência"a reportagem aborda o caos na segurança do município e a estrutura policial na cidade.

Veja a matéria na integra aqui.

Prefeito do Assú reúne-se com José Agripino e João Maia


Com o objetivo de conseguir investimentos para o município do Assú, o prefeito Ivan Júnior e o presidente da Câmara Municipal, vereador Heliomar Alves, estiveram reunidos nesta terça-feira (04), com o senador José Agripino.

Durante a reunião, que ocorreu no gabinete do senador em Brasília, o prefeito e o presidente da câmara trataram de emendas para a área de Saúde. O encontro também contou com a participação do deputado federal João Maia, que conversou com o prefeito Ivan Júnior sobre a problemática da seca no Rio Grande do Norte.

Nesta quarta-feira (5), Ivan Júnior continuará a série de visitas que vem fazendo a parlamentares norte-rio-grandenses, ministérios e órgãos federais em busca de recursos para fortalecer a qualidade de vida da população assuense.

SEACOM - PMA

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Campos diz que 'país parou' e 'saiu dos trilhos' do desenvolvimento

Ilustração
Possível candidato à Presidência da República nas eleições de outubro, o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), afirmou nesta terça-feira (4) ter a "percepção clara" de que o Brasil "parou" e "saiu dos trilhos" do desenvolvimento. No auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados, em Brasília, Campos lançou, ao lado da ex-senadora Marina Silva (PSB-AC), as diretrizes para uma eventual gestão na Presidência.

"É possível fazer melhorar o Brasil e fazer com que o país não saia dos trilhos. Seja em um assentamento rural, periferia no Sudeste ou qualquer cidade na Amazônia Legal que vamos, temos a clara percepção que as pessoas estão vendo que o país parou, saiu dos trilhos que vinha, que com idas e vindas estava avançando", ressaltou o presidente do PSB.

De acordo com Campos, a "sensação" de que o Brasil "freou" impôs ao PSB lançar candidatura própria à Presidência da República. "De repente, houve a sensação da freada.  Essa percepção clara impõe [uma atitude] ao PSB, que ajudou a construir a vitória do governo em 2010, a tomar a decisão unânime e mais dura [de se afastar do PT]", disse.

Falha provoca falta de energia em ao menos 11 estados do Brasil


O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) informou que foi registrada nesta terça-feira (4) uma falha em uma linha de energia que liga o Norte ao Sudeste do país que provocou falta de luz em todos os estados do Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além do Tocantins, na região Norte. Ao menos onze estados tiveram o fornecimento de eletricidade comprometido.

O órgão não soube informar quantas pessoas foram afetadas pelo problema, que aconteceu às 14h03. De acordo com o ONS, a energia começou a ser restabelecida 35 minutos depois.

Em nota, o ONS informou que a “perturbação no Sistema Interligado Nacional” ocorreu entre o município de Colinas (TO) e a região de Serra da Mesa (GO), provocando a interrupção do fornecimento de cerca de 5 mil MW (megawatts).

“Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema”, diz o comunicado.

Termina hoje prazo para matrículas da segunda chamada do Sisu


Termina hoje (4) o prazo de matrícula para os selecionados na segunda chamada no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O candidato deve verificar, na instituição de ensino em que foi aprovado, o local, o horário e os procedimentos para se matricular. Aqueles que não foram selecionados têm até sexta-feira (7) para incluir o nome na lista de espera.

O estudante selecionado na primeira opção de curso que não fizer a matrícula estará automaticamente fora do processo. Quem não foi selecionado em nenhuma das chamadas do Sisu ou foi selecionado na segunda opção de curso, independentemente de ter feito a matrícula, poderá participar da lista de espera. A lista vale apenas para a primeira opção de vaga.

A adesão à lista é feita no site do Sisu. Para participar, o candidato deverá clicar, em seu boletim, no botão que correspondente à confirmação de interesse em participar da lista de espera. Ao final, será emitida uma mensagem de confirmação. Os estudantes serão convocados a partir do dia 11 de fevereiro.

O sistema seleciona estudantes com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A primeira edição do Sisu de 2014 registrou cerca de 2,5 milhões de inscritos. Foram ofertadas 171.401 vagas em 4.723 cursos de 115 instituições públicas de educação superior. Os cursos mais procurados foram Administração, Direito, Pedagogia e Medicina.

EBC

Publicado no Diário Oficial a exoneração do delegado Odilon Teodósio


O Diário Oficial de hoje traz a publicação da exoneração do delegado Odilon Teodósio dos Santos Filho do cargo de diretor da Polícia Civil da Grande Natal.

Odilon Teodósio deixa o cargo depois de matéria veiculada no SBT nacional e produzida pela TV Ponta Negra, onde ele foi flagrado usando o carro da Polícia para compromissos pessoais.

Anna Ruth

Número de mortos por dengue cresceu 30% no RN, aponta Saúde

*Clique para ampliar
A Secretaria Estadual de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou nesta segunda-feira (3) o boletim epidemiológico da dengue no estado. Os dados revelaram que o número de mortos em decorrência da doença cresceu 30% no RN em 2013 em relação a 2012. A taxa de óbito alcançou 50 casos suspeitos, sendo 26 óbitos por dengue confirmados no ano de 2013.

De acordo com o boletim, até o dia 28 de dezembro de 2013, foram notificados 24.559 casos suspeitos de dengue, sendo 9.809 confirmados. Um total de 107 municípios apresentaram incidência alta em dengue. Os cinco municípios que mais notificaram casos de dengue foram Natal (4.378 casos suspeitos), Parnamirim (2.111), Pau dos Ferros (1.793), Santa Cruz (1.597) e Caicó (1.323).

De acordo com o relatório, podemos observar que nenhuma cidade da pátria varzeana encontra-se na eminencia da epidemia.

Parabéns aos gestores que se empenharam num trabalho preventivo e as equipes de endemias que desenvolveram um trabalho correto.

Prefeito Ivan Júnior está em Brasília para acompanhar projetos e buscar novos investimentos para o município


O Prefeito do Assú, Ivan Júnior, está em Brasília e durante toda esta semana visitará ministérios e órgãos federais, com o objetivo de resolver questões relativas a projetos que estão em andamento em parceria com o Governo Federal e de viabilizar novos investimentos no município.

Ivan Júnior, que está acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Heliomar Alves, também aproveitará sua estada na capital federal para visitar parlamentares do estado para viabilizar mais emendas para o Assú e também buscar agilização no processo de emendas já destinadas, mas que ainda não foram liberadas e acabam atrasando a conclusão de obras na cidade.

Ontem, segunda-feira (3), o prefeito e o presidente da câmara municipal foram recebidos pelo presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Henrique Eduardo Alves. Eles discutiram com Henrique Alves projetos de saneamento, drenagem e pavimentação da cidade, além de equipamentos para a UTI do hospital regional de Assú.

Durante a ausência do prefeito Ivan Júnior, o comando da administração está a cargo do vice-prefeito Eurimar Nóbrega.

SEACOM - PMA

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Assú participa da II EXPOGEP


Uma equipe da Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura do Assú, tendo a frente à secretária Lucianny Edja Guerra de Macena, esta participando em  Brasília da Mostra Nacional de Experiências em Gestão Estratégica e Participativa no SUS (EXPOGEP). Em sua segunda edição, o evento oportunizará um grande momento de visibilidade das experiências implementadas, de formulação de conhecimento, de educação permanente para a gestão estratégica e participativa.

A II EXPOGEP busca expressar diferenças demográficas, socioeconômicas e culturais das regiões brasileiras, reafirmando os papéis dos entes federativos (estados, municípios e governo federal) na ampliação da qualidade e do acesso aos serviços e ações do Sistema Único de Saúde,

O evento, que acontece de 02 a 06 de fevereiro, vai contar com seminários, mesas-redondas, mostras de experiências, oficinas e atividades culturais.

“Montamos uma programação que atenda a todos os eixos da mostra. Teremos a participação de gestores e técnicos trazendo suas experiências através da apresentação de trabalhos em formatos oral e pôster. Também acolheremos os secretários de Saúde, explicando diversos programas do Ministério da Saúde. Enfim, temos uma programação vasta que tenta atender a todas as necessidades na área de Gestão Estratégica e Participativa”, disse o coordenador geral da mostra, Esdras Pereira.

A Mostra Nacional de Experiências ainda vai contar com espaços destinados à informação, debate e apoio técnico do Ministério da Saúde (MS) sobre as políticas e estratégias prioritárias para a consolidação do SUS. Durante todos os dias do evento, os Secretários e Secretárias Municipais de Saúde receberão atendimento técnico especializado de todas as secretarias do MS.

SEACOM - PMA

Selos trazem homenagem às cidades-sede da Copa do Mundo


Os Correios colocaram em circulação a emissão especial “Copa do Mundo da FIFA – Brasil 2014 – Cidades-Sede”. Composta de 12 selos que retratam as cidades-sede da Copa (Belo Horizonte, Brasília, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Natal, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo), a emissão filatélica destaca a importância histórica deste evento mundial, que será realizado este ano no Brasil.

Para ilustrar os selos foram usados os cartazes oficiais de cada uma das cidades-sede. A técnica utilizada foi computação gráfica, com arte-finalização de Daniel Effi.

A tiragem é de 600 mil selos, a R$ 1,20 cada.

Anna Ruth

Esperança, Fé e Paciência sustentam a obstinação de Luizinho na sua volta a Prefeitura de Carnaubais


A partir de hoje uma expectativa de retorno a prefeitura de Carnaubais com a reintegração ao poder do prefeito eleito Luizinho Cavalcante, toma conta do cenário politico local. Aguarda-se que a ministra Laurita Vaz voltando hoje do período de recesso a que esta submetida, reconduza uma liminar favorável ao prefeito afastado por decisão do TRE/RN.

A esperança de Luizinho e aliados consiste nesta premissa, estando todos com fé na justiça em Brasilia que deve proceder um julgamento técnico isento de influências politiqueiras, dando assim um caráter de respeito a democracia e fazendo prevalecer a obstinada vontade popular da maioria do eleitorado Carnaubaense.

Enquanto a ministra não se pronunciar, o prefeito interino Júnior Benevides vai dando solução as prerrogativas que o cargo determina.

Aluizio Lacerda

Kelps Lima: Precisamos proteger o Estado do Próximo Governador, seja ele quem for


O Rio Grande do Norte está em frangalhos. É preciso consertar o que está errado e botar o carro para andar. Dá trabalho. Não vai ser fácil. Ninguém tem a receita certa, mas, é inegável que, ficar só de conversa, sem partir para a ação, não vai adiantar.

Então, temos que ter uma estratégia básica, um alicerce, e começar a agir. Minha sugestão básica é: Proteger o Estado do próximo governador.

Sim! Isso mesmo que você está lendo. Precisamos tornar o Estado o mais imune possível a um Governador incompetente ou mal intencionado. SEJA ELE QUEM FOR. Dessa forma, o próximo “mandatário” terá dificuldades em repetir as mazelas, desleixos e vícios que historicamente assistimos no RN.

Chega de Governadores que só querem fazer uso do Estado e explorar a máquina pública exclusivamente para fortalecer seu grupo político. Precisamos criar mecanismos para fortalecer o Estado e diminuir o poder dos políticos que ocupam cargos públicos.

Sem esse alicerce de proteção, não vamos avançar. Vamos continuar com a saúde que não cura ninguém; a educação que não educa ninguém; a segurança que não protege ninguém.

Pois bem. O que fazer? Criar regras para valorizar o Estado, seus servidores e a população.

Saindo da conversa e passando para a prática, podemos dizer que já começamos uma minúscula parte do trabalho de proteger o Estado do próximo governador. Alguns projetos que apresentamos em 2013 na Assembleia Legislativa tem essa conotação. Dois já foram aprovados:

1 – Fim de uso do dinheiro público para criação de marca e slogan de governos temporários. Já foi aprovado. Já é lei. Se não for cumprido, o próximo governador pode ser denunciado, processado e ficar inelegível. Todos sabem que político ficha suja não pode mais concorrer à eleição. Então, governador algum agora poderá mais usar R$ 100, 150 milhões do dinheiro sofrido do RN para fazer propaganda pessoal disfarçada, criando uma marca própria, um slogan próprio. Não pode mais. É lei. Estará valendo a partir de 2015. O Estado está protegido do governador-propaganda.

2 – Fim de fotografia de governador nas paredes das repartições. Parece bobagem. Eu sei que tem gente por ai achando que é bobagem. MAS NÃO É.

Cada foto de Governador colocada nas paredes dos prédios públicos carrega uma mensagem cruel para sociedade: “esse é o dono do Estado, é aquele ao qual devemos nos curvar, é o poderoso, vamos idolatrá-lo”. O Rio Grande do Norte pertence a seu povo, chega de Reis e Rainhas!

Além destes apresentamos outros que serão votados ainda este semestre, nestes podemos destacar os seguintes projetos:

Que estabelecem critérios técnicos e ficha limpa para cargos comissionados, para acabar com as indicações politiqueiras para cargos comissionados;

Que proíbe do uso da verba publicitária para divulgar obras e tentar vincular a imagem do governador. Esse dinheiro só poderá ser gasto com campanhas educativas, informações de utilidade pública e para divulgar nosso turismo;

Que proíbe o Governador de inaugurar obras inacabadas;

Extinção da residência oficial de Governador;

Este é apenas um começo, precisamos de muito mais! Quanto maior for a postura crítica e fiscalizadora da sociedade com nossos políticos, maior a esperança de termos um Estado melhor e protegido de Governadores incompetentes e mal intencionados.